ABNT cria Comissão para estabelecer normas de segurança em baterias e acumuladores de energia

Normas de segurança

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou a Comissão de Estudos de Segurança contra Incêndio em Sistemas com Acumuladores de Energia. O seu propósito é estabelecer normas de segurança com o intuito de prevenir incêndios em baterias com diversas aplicações, abrangendo tecnologias de armazenamento de energia renovável e veículos elétricos.

De acordo com Rogério Lin, superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio (CB-24) da ABNT, o uso de baterias representa um grande avanço para a humanidade, permitindo que sistemas fotovoltaicos gerem energia durante o dia e a armazenem para uso noturno. Além disso, as baterias possibilitam o uso mais confortável de dispositivos como celulares, ferramentas e veículos elétricos, muitas vezes com menor impacto ambiental.

Lin destacou que com o aumento da densidade energética dos acumuladores de energia, surgiram novas tecnologias, como as baterias de íons de lítio, que são mais eficientes em termos de carregamento e durabilidade. No entanto, essas inovações também apresentam riscos que precisam ser mitigados, especialmente no que diz respeito a possíveis incêndios, como o risco de fuga térmica, que, embora raro, pode ter um impacto significativo, especialmente em instalações internas.

A Comissão está convidando especialistas de diversos setores, incluindo profissionais ligados a veículos elétricos, reciclagem de baterias e energias renováveis, para contribuir com este importante trabalho.

Os interessados podem entrar em contato através do e-mail: [email protected].

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

logo_azume_branca
© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress