ANEEL aprova reajuste na tarifa de energia da RGE Sul: consumidores residenciais terão aumento

Mudanças afetam 381 municípios do RS e passam a valer no dia 19
ANEEL aprova reajuste na tarifa de energia da RGE Sulconsumidores residenciais terão aumento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira um reajuste médio de 1,10% nas tarifas da RGE Sul, distribuidora que atua em 381 municípios do Rio Grande do Sul. Os novos valores entrarão em vigor a partir do dia 19 de junho.

De acordo com a decisão da agência reguladora, os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, terão uma redução média de 3,99% nas tarifas. Já os consumidores conectados em baixa tensão, a maioria residenciais, enfrentarão um aumento médio de 3,72%.

O reajuste aprovado faz parte do processo de revisão tarifária periódica da RGE Sul, que visa atualizar os valores pagos pelos consumidores e estabelecer parâmetros para o setor elétrico. Nesse sentido, a Aneel considerou diversos fatores, incluindo o impacto do ressarcimento dos créditos de PIS/Cofins, conforme previsto em lei.

O diretor Hélvio Neves Guerra, relator do processo, ressaltou em seu voto o efeito positivo do ressarcimento dos créditos de PIS/Cofins, que totalizou cerca de R$ 887,7 milhões. Essa compensação aos consumidores resultou em um impacto negativo de -9,16% nas tarifas, contribuindo para a redução dos valores para consumidores atendidos em alta tensão.

A Aneel também destacou que a revisão tarifária periódica é uma oportunidade para avaliar e adequar os custos operacionais da distribuidora, garantindo a qualidade do serviço prestado e promovendo a sustentabilidade do setor elétrico.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress