Apresentamos o Complexo Hidrelétrico de Lajes: a maior usina do Brasil

OIP (4)

Você estava ciente de que a cidade de Piraí, localizada no Vale do Paraíba, abriga a maior usina do Brasil? Esse pequeno município, com uma população de 25 mil habitantes, é o lar do Complexo Hidrelétrico de Lajes, responsável por gerar energia elétrica para cerca de quatro milhões de residências no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o complexo é composto por cinco usinas, oito reservatórios e uma central.

A construção desse complexo teve início em 1903, com a Usina de Fontes sendo a primeira a entrar em operação em 1908. Naquela época, ela já ocupava o título de maior usina do Brasil e uma das maiores do mundo. A usina aproveitava a queda de 300 metros da Serra das Araras para acionar as turbinas de geração de energia por meio das águas do reservatório.

Antes de a energia chegar às milhares de residências fluminenses, há todo um processo de captação, distribuição e transmissão de energia.

O Complexo de Lajes é composto por três usinas hidrelétricas localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo o município paulista de Santa Branca. Juntas, essas usinas têm uma capacidade instalada de 612 megawatts.

Felipe Cruz, gerente de meio ambiente da Light, explica que essa produção de energia se baseia na conversão da água em energia elétrica por meio de sua própria pressão, sem a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo ou gás natural. É considerada limpa porque aproveita um recurso natural renovável.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress