Aumento de mais de 8% nas Tarifas de Energia no Rio Grande do Norte a partir de segunda-feira

tarifas de energia

A Aneel aprovou um aumento nas tarifas de energia elétrica da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) a partir de segunda-feira, 22 de abril. Os consumidores residenciais, que representam cerca de 1,58 milhão de unidades, devem sentir um aumento médio de 8,14%. Esse aumento varia de acordo com a categoria de consumo, sendo 8,14% para consumidores residenciais (B1), 8,08% para baixa tensão em média e 7,84% para alta tensão em média.

Segundo a Aneel, o reajuste aprovado foi influenciado principalmente pelos gastos com pagamentos de encargos setoriais, custos de transmissão de energia e componentes financeiros. A Neoenergia Cosern afirmou que o reajuste foi afetado por aumentos em itens não gerenciáveis pela distribuidora, como encargos setoriais e custos de transmissão e geração de energia.

Embora a inflação no período tenha sido um fator, os custos de distribuição gerenciados pela Neoenergia Cosern contribuíram para um reajuste menor. No entanto, um fator que contribuiu para o aumento deste ano foi a limitação dos valores passíveis de compensação dos créditos de PIS/Cofins, estabelecida pela Medida Provisória nº 1.202/2023. Essa limitação resultou em uma redução menor no atual reajuste tarifário em comparação ao processo anterior de 2023.

Em resumo, o aumento nas tarifas de energia elétrica no Rio Grande do Norte reflete os custos e encargos do setor, bem como fatores externos como mudanças nas regulamentações tributárias. Os consumidores devem se preparar para os impactos financeiros dessa alteração a partir da próxima semana.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress