BASF adquire energia renovável da Raízen Power para reduzir emissões de carbono

carbono

Mais um passo em direção à meta de redução das emissões de carbono: a empresa BASF (Badische Anilin & Soda Fabrik) passa a adquirir energia elétrica de fontes renováveis para as Estações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Divisão de Soluções para Agricultura da companhia localizadas em Santo Antônio de Posse (SP), Sinop (MT) e Rio Verde (GO). A partir de agora, as unidades passam a receber energia elétrica proveniente de fontes renováveis fornecida pela Raízen Power, o que representa a emissão evitada de 719 toneladas de CO2.

Estima-se que até o fim do primeiro trimestre de 2024, com essas mudanças, a BASF reduzirá em mais de 90% as emissões de carbono de Escopo 2 (referentes à energia elétrica) em estações de P&D da Divisão de Soluções para Agricultura.

Toda a energia contará com a certificação internacional I-REC de energia renovável, reconhecida e recomendada pelo Programa GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), garantindo que cada megawatt/hora (MW/h) é gerado a partir de fontes renováveis e com emissão zero de carbono.

Em 2022, por meio da aquisição de certificados de energia renovável, a BASF conquistou uma redução de aproximadamente 15,8 mil toneladas das emissões de CO2 de todas as plantas produtivas da BASF na América do Sul, uma redução de 100% referente à parcela do Escopo 2.

O investimento global total em P&D da Divisão de Soluções para a Agricultura é de aproximadamente 950 milhões de euros por ano.

No centro da transição de longo prazo para emissões líquidas zero de CO2 até 2050, a BASF conta com o uso de novas tecnologias e projetos, que substituirão os combustíveis fósseis, como o gás natural, por eletricidade de fontes renováveis. Para além das unidades de Pesquisa e Desenvolvimento, as unidades fabris da companhia também passam por programas de eficiência energética.

Dentre as iniciativas que se destacam está o Triple E (Excelência em Eficiência Energética), cujo objetivo é melhorar índices de consumo de energia e de sustentabilidade das fábricas. Atualmente, ele já está presente em sete unidades produtivas da BASF na América do Sul.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress