BlackRock fortalece sua presença na Energia Solar brasileira com aquisição de 50% da Brasol

Energia Solar brasileira

A BlackRock anunciou nesta quinta-feira a aquisição de quase 50% da Brasol, uma empresa brasileira de geração de energia solar. O investimento foi realizado por meio do Climate Finance Partnership (CFP), um fundo da BlackRock dedicado a energias renováveis, e os valores da transação não foram divulgados, mas podemos dizer que ela agora controla uma boa fatia da produção de energia solar brasileira.

A estratégia do CFP marca sua estreia na América Latina ao se associar a uma das principais fornecedoras de energia solar para o comércio e a indústria, por meio de sistemas de geração distribuída, que envolvem usinas instaladas em residências, empresas e fazendas. Em 2020, a Brasol expandiu seu portfólio com investimento da Siemens, incluindo projetos de eficiência energética e infraestrutura para recarga de veículos elétricos.

Com o aporte da BlackRock, a empresa tem planos ambiciosos de dobrar sua capacidade de geração de energia, passando de 100 MW (megawatts) para 200 MW, além de aumentar o número de projetos em desenvolvimento. É importante notar que novos projetos de geração distribuída não estão mais isentos da chamada “taxa do fio” desde janeiro, embora ainda recebam subsídios nos próximos anos, financiados por todos os consumidores do país.

A Brasol, fundada em 2017, opera no modelo “energia como serviço,” permitindo que os clientes adquiram o serviço sem a necessidade de investir em infraestrutura. A empresa está presente em quase todos os estados do Brasil e em 14 países.

A BlackRock, como a maior gestora de ativos do mundo, com quase US$ 10 trilhões em ativos sob gestão, tem sido uma das pioneiras no mercado a direcionar seus investimentos para a transição energética e sustentabilidade.

Neste contexto, é importante destacar a expansão e importância crescente das energias renováveis, como a solar, no cenário energético global. O investimento da BlackRock na Brasol representa um marco significativo nessa tendência.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress