Carreta-escola em Delmiro Gouveia oferece cursos de Energia Solar para impulsionar empregos no setor das energias renováveis

energias renováveis

O setor de energias renováveis, em constante crescimento no Nordeste, tem o potencial de gerar mais de 2 milhões de empregos na região, conforme projeção do Plano Nordeste Potência, baseada nas outorgas já concedidas aos Estados. Com o objetivo de preparar a população de Alagoas para ocupar esses postos de trabalho, serão realizados cursos de capacitação entre os dias 16 e 22 de novembro em Delmiro Gouveia, a 290 quilômetros de Maceió.

Os cursos acontecerão em uma carreta-escola estacionada na Praça de Eventos, no Centro da cidade, contando com 10 turmas, cada uma composta por 27 participantes. A adesão aos cursos foi realizada pela internet, e durante o evento, serão disponibilizadas mais 5 vagas por turma, com inscrições feitas na Sala do Empreendedor de Delmiro Gouveia, próxima ao local onde a unidade móvel estará estacionada.

A carreta-escola, aberta para visitação pública no primeiro dia, funciona com um sistema de geração de energia elétrica a partir da luz solar, garantindo o funcionamento da sala de aula itinerante, espaço para workshops e uma casa funcional.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Plano Nordeste Potência, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas (SEDICS), a Prefeitura de Delmiro Gouveia, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), em conjunto com a Huawei, responsáveis pela carreta-escola, além do apoio de outras empresas do mercado de energia solar.

Os cursos oferecidos são “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” (energia solar), destinado a quem deseja compreender o funcionamento da geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a profissionais que atuam no setor e buscam atualizações nas práticas mais recentes em geração distribuída.

Com uma carga horária de 4 horas cada, os cursos abordarão noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o programa inclui informações sobre as etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos, promove o empreendedorismo e oferece treinamento prático na instalação de painéis solares.

A coordenadora de articulação do Plano Nordeste Potência, Fabiana Couto, destaca a importância da capacitação técnica para garantir que os empregos gerados no setor de energias renováveis sejam ocupados por mão de obra local, contribuindo para uma transição energética justa e inclusiva.

O projeto faz parte da iniciativa do Plano Nordeste Potência, composto por cinco organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia, Instituto ClimaInfo e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Inscrições no local: Sala do Empreendedor, Rua Floriano Peixoto, 171, Centro, Delmiro Gouveia – AL

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress