Com um investimento de R$ 7 bilhões, Minas Gerais deve ganhar mais 5 complexos solares

capa notícias (30)

A Shell Energy Brasil, em conjunto com a companhia britânica e o Governo de Minas assinaram um protocolo de intenções que prevê o investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões em energia solar, com a intenção de construir cerca de 5 complexos fotovoltaicos no estado.

Todos os complexos, juntos, teriam a geração de até 2,1GW, o suficiente para abastecer uma cidade de 2 milhões de habitantes. Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais possui 2,4GW de potência instalada de geração de energia fotovoltaica.

As obras devem começar a partir de janeiro do ano que vem, com previsão do primeiro complexo entrar em operação em janeiro de 2025.

O governador Romeu Zema, além de comemorar a assinatura do protocolo, apresentou ao presidente da Shell Brasil, André Araujo, outras potencialidades na área energética consideradas estratégicas para o Governo de Minas.

“Além da energia solar, Minas Gerais tem outras oportunidades na área de geração de energia e captação de carbono. O estado tem a maior área reflorestada do Brasil e disponibilidade de 300 mil hectares para receber investimentos. Os aterros sanitários, com a geração do gás metano, pode ser outro nicho que a Shell poderá apostar em Minas”, elencou.

Em novembro de 2021, o Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Fazenda, também concedeu isenção do ICMS nas operações de importação de equipamentos e componentes para a geração de energia solar e eólica. A medida garante aos projetos instalados em território mineiro acesso a bons fornecedores de componentes, além dos que já existem no estado, melhorando a competitividade neste mercado. A isenção do imposto também alcança a própria saída da energia.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress