Como está o cenário da energia solar em Minas Gerais

energia solar minas gerais

Os integradores de energia solar de Minas Gerais têm reclamado muito da dificuldade de homologação de novos sistemas de energia solar fotovoltaica. O estado que já foi líder nacional em produção de energia solar, foi ultrapassado em fevereiro deste ano pelo estado de São Paulo. Isso demonstra um pouco sobre o que vem ocorrendo no estado. Mas porque essa dificuldade em homologar e aprovar novos projetos?

Distribuidora de energia em Minas Gerais: CEMIG

Segundo os relatos dos integradores, a CEMIG tem negado a instalação de novos sistemas fotovoltaicos, principalmente no norte de Minas, o motivo alegado é de que a rede elétrica já está saturada. Mas existem também alguns relatos, que não sabemos se é verdade, de que a CEMIG estaria abordando estes clientes que tiveram seus sistemas negados para oferecer ela mesma a instalação dos sistemas.

Se você não sabe, a CEMIG tem um braço na energia solar, chamado CEMIG Sim. Esse serviço oferecido pela CEMIG trabalha com dois tipos de serviço, eles possuem usinas de energia solar, no qual produzem e vendem para ser abatido em até 18% da conta de energia do cliente. E também oferecem serviço de instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica.

Se essas denúncias forem verdade a situação é grave e a empresa deve ser investigada. No entanto se ela estiver falando a verdade sobre a saturação da rede, o caminho a se seguir é simples, investir na melhoria da infraestrutura de suas redes de distribuição para comportar uma maior injeção de energia da produção independente nelas.

Relatórios

A ONS emitiu um relatório de diagnóstico realizado nas redes e constatou que realmente a rede básica e demais instalações de transmissão (DIT) no norte e triângulo de Minas Gerais já apresenta restrições. Assim, de fato não há capacidade para escoar novas plantas de geração de energia fotovoltaica no período diurno.

Postamos um vídeo falando mais sobre esse assunto em nosso canal do youtube, que é o maior canal sobre energia solar do Brasil. Você pode assistir esse vídeo logo abaixo. E nele recebemos diversos comentários de profissionais que relatam inclusive que a CEMIG tem liberado sistemas para funcionar entre às 19:00 e 05:00 horas. Ou seja, períodos que não tem luz solar.

Pensando em todos estes problemas o Governo de Minas Gerais lançou o “Mapa de Disponibilidade de Minigeração”, uma ferramenta que vai te mostrar as áreas de maior e menor saturação de rede no estado.

CEMIG SIM

Voltando a falar sobre as denúncias de que a CEMIG estaria reprovando pedidos de conexão dos integradores para, posteriormente, entrar em contato com os clientes finais em nome da CEMIG SIM, oferecendo os mesmos tipos de serviços, em 23 de agosto de 2023 houve uma audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual esse assunto foi o mais falado. 

Essa situação como um todo, vem gerando muita comoção em profissionais integradores, mas a verdade é que essas denúncias precisam ser muito bem averiguadas pelos órgãos responsáveis para que então se chegue a verdade sobre os fatos e os culpados sejam identificados. E caso não seja verdade, que a CEMIG seja inocentada. 

Atualmente a CEMIG SIM atua com o serviço de energia solar por assinatura, prometendo até 18% de economia na fatura de energia, o que é uma porcentagem bem alta se comparada com outras empresas deste mesmo nicho que oferecem um desconto de 10% a 15%.

Situação atual em Minas Gerais

De alguns meses para cá, a energia solar em Minas Gerais tem retomado seu caminho. Inclusive já retomou a liderança na produção de energia solar no Brasil, que havia sido tomada por São Paulo em Fevereiro. 

Segundo a Aneel, o estado alcançou 2,98 gigawatts (GW) de potência em junho deste ano, contra 2,97 GW de São Paulo, que caiu para a segunda posição. E nós da E4 Energias Renováveis temos imenso orgulho de ter nossa sede localizada em Minas Gerais. E somos igual coração de mãe, desde a nossa fundação buscamos ajudar e incentivar integradores de todo o Brasil a mudarem de vida.

Conclusão

Olhando para a situação atual e pensando em como as coisas sempre funcionam no Brasil, chegamos a conclusão de que sempre soubemos que essa mudança para a utilização em massa de energia solar não seria fácil. São muitos desafios que surgiram e ainda irão surgir em nossa caminhada e temos que estar dispostos a superá-los. 

Você deve estar se perguntando qual o futuro da energia solar em Minas Gerais e eu posso te afirmar que apesar de tudo ele é promissor. A energia solar tem evoluído e crescido de forma exponencial. Com tantos investimentos e subsídios para o setor, cada dia teremos mais clientes interessados e as distribuidoras serão obrigadas a evoluir junto com o mercado. 

Além disso, sistemas de geração de energia solar fotovoltaica off grid têm se tornado opções viáveis à medida em que pesquisas e avanços na tecnologias de baterias vêm acontecendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress