Como funciona a energia solar para residência

energia solar para residência

Descubra as vantagens de instalar energia solar em sua casa, como funciona essa tecnologia de energia solar para residências e as melhores práticas para aproveitar ao máximo a geração de energia na sua residência e expandir a vida útil do seu sistema. 

A adoção de energia solar residencial vem se tornando ao longo dos anos uma escolha mais acessível para quem quer produzir energia renovável através de paineis solares, podendo cobrir todo o consumo elétrico da residência e proporcionar uma economia de até 90% na conta de energia. Ou seja, pagando apenas a taxa de disponibilidade da concessionária.

O que é energia solar para residência?

Energia solar residencial é o processo de instalação de paineis solares fotovoltaicos e sistemas para captação de energia solar, permitindo uma independência energética, uma vez que você passa a gerar sua própria energia e redução significativa nos custos de eletricidade.

A diferença entre sistemas de energia solar residenciais e comerciais ou industriais está basicamente na potência energética de geração de energia. Estabelecimentos comerciais e industriais geralmente demandam mais energia, portanto, seus sistemas são projetados para gerar mais energia, assim precisam de maior investimento e mais paineis.

Tipos de energia solar residencial

Existem três sistemas principais: on-grid, off-grid e híbridos.

Os sistemas on-grid são conectados à rede elétrica, permitindo que qualquer excedente de energia seja injetado na rede da concessionária de energia em troca de créditos de energia. Estes créditos são utilizados para abater o valor que você utiliza da concessionária, como em períodos noturnos por exemplo, onde não existe a geração de energia. Também caso o dimensionamento não seja bem feito e a produção não atenda à demanda da residência, a rede elétrica tem que fornecer o restante.

Sistemas off-grid são autônomos, ideais para áreas remotas sem cobertura elétrica. A energia excedente é armazenada em baterias para uso contínuo, inclusive em dias sem sol. O problema desse modelo de sistema é o custo bem mais elevado. Uma vez que as baterias têm uma vida útil muito menor que o sistema e tem que ser trocadas de tempos em tempos.

Sistemas híbridos combinam as vantagens dos sistemas on-grid e off-grid, oferecendo maior independência ao armazenar energia excedente em baterias.

Funcionamento da energia solar em residências

Paineis fotovoltaicos são instalados normalmente no telhado, mas isso não é uma regra, desde que a casa possua um bom espaço não utilizado o qual tenha uma boa incidência solar sem sombras, também pode ser instalado no térreo. Assim, captando energia solar que é convertida por um inversor, de corrente contínua para alternada, tornando-a compatível com o sistema elétrico da residência.

Se a residência produzir mais energia do que consome, o excedente é injetado na rede elétrica da concessionária, gerando créditos de energia.

Vantagens da energia solar residencial

  • Redução de até 90% na conta de luz;
  • Valorização do imóvel;
  • Sustentabilidade e redução do impacto ambiental;
  • Baixa manutenção e silêncio operacional;
  • Instalação rápida.

Vale a pena investir em energia solar residencial?

Se você analisar todos os detalhes verá que a energia solar é vantajosa não apenas pela economia que ela pode gerar na sua conta de luz, mas também por ser uma solução de energia limpa e sustentável. Os custos de instalação variam de acordo com a necessidade energética da residência, localização, altura do imóvel, tipo de telhado e qualidade dos equipamentos utilizados.

Normalmente os sistemas de energia solar residenciais tem um payback, ou seja, tempo para retorno do investimento, em média de 5 anos. Sendo que o sistema tem uma vida útil média de 25 anos. Ou seja, são 20 anos aproximadamente gerando economia. Sendo um dos melhores investimentos do mercado atualmente. 

Além disso, você fica imune aos aumentos das taxas de energia, bandeiras vermelhas e inflação. 

LEIA MAIS: Aumento na conta de luz acima da inflação para 2024

Passos para instalação

  1. Analise sua conta de luz para entender o consumo energético.
  2. Escolha uma empresa confiável com boas recomendações e preços competitivos.
  3. Busque um financiamento que lhe permita pagar as parcelas com o valor que vai economizar da conta de energia. 
  4. Homologue a instalação junto à distribuidora local.

Pós instalação

  • A manutenção é baixa, geralmente exigindo apenas limpeza periódica dos paineis.
  • Os riscos são mínimos se a instalação for feita por profissionais qualificados.
  • A vida útil do sistema pode ultrapassar 25 anos com cuidados básicos.

Observações adicionais

  • Instalação em apartamentos é possível se houver espaço adequado.
  • A energia solar pode ser usada em qualquer equipamento doméstico padrão.
  • Durante a noite ou em dias nublados, o sistema pode usar créditos de energia acumulados ou recorrer à rede elétrica.

Conclusão

A energia solar para residência, também conhecida como geração distribuída, corresponde hoje ao maior percentual de instalação em todo país. superando em muito as usinas de geração centralizadas que são as grandes usinas ou fazendas solares. 

Esse cenário tende a aumentar ainda mais, pois os sistemas de energia solar estão cada vez mais acessíveis devido a alta produção de equipamentos e novas tecnologias. Sendo um dos melhores setores para se investir no mercado atual. 

Quer saber mais sobre o setor de energia solar e quem sabe até se tornar um profissional integrador? Eu te convido a conhecer melhor o curso Energia Solar Lucrativa. Nele você vai aprender do zero absoluto a como se tornar um profissional de destaque no setor de energia solar, com ganhos mensais de até R$23 mil. Clique abaixo e saiba mais

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress