Investir em energia solar pode ser uma escolha inteligente se você pensar a longo prazo. Sendo um sistema com vida útil de aproximadamente 25 anos, o payback varia muito de região para região do Brasil, dependendo das tarifas de energia e da incidência solar. Mas no geral entre 3 a 5 anos já se tem o payback, sobrando 20 anos de lucro.
Índice
Entenda o que é energia solar
A energia solar fotovoltaica é uma alternativa energética renovável, limpa e sustentável, responsável pela produção de eletricidade através da conversão da luz solar captada por painéis ou placas solares, que geralmente são instalados no telhado do imóvel.
Como funciona a energia solar fotovoltaica
A energia gerada pode ser armazenada de duas maneiras: via sistema on grid, quando o imóvel está conectado à rede local de distribuição, e pelo sistema off grid, que opera de forma autônoma sem essa conexão.
No sistema on grid, o excedente de energia elétrica produzida (que não é consumido pelo imóvel) é enviado para a rede local de distribuição, resultando na criação de créditos de energia para a residência ou empresa.
Em contrapartida, no sistema off grid, a residência ou empresa não está conectada à rede elétrica e funciona de maneira independente, armazenando toda a energia gerada em baterias solares.
Kit solar: os equipamentos
Para instalar um sistema de energia solar em residências, empresas, indústrias ou propriedades rurais, é preciso ter um kit que inclui painéis solares, um inversor (responsável por converter corrente contínua em corrente alternada), cabos conectores, estrutura de fixação e uma string box.
LEIA MAIS: O que é energia solar? Guia Definitivo
Tempo de retorno do investimento em energia solar
O payback, ou tempo de retorno do investimento, refere-se ao período necessário para que o capital investido na instalação do sistema seja recuperado e, a partir daí, comece a gerar lucro. No cenário da energia solar fotovoltaica, é fundamental levar em conta o montante total investido e a produção média mensal de energia em kWh.
No Brasil, o retorno desse investimento pode variar com base nas tarifas de energia elétrica e na quantidade de radiação solar recebida. Assim sendo, tarifas mais altas tornam a instalação do sistema fotovoltaico mais vantajosa, resultando em um payback menor.
No geral, o payback da energia solar fica entre 3 a 5 anos; portanto, após esse período, o sistema passa a ser lucrativo. É relevante também notar que a vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaica é de aproximadamente 25 anos, garantindo pelo menos 20 anos de rentabilidade.
Como investir em energia solar em 2024
Se você quer instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica na sua residência uma das formas de viabilizar esse projeto é através de um financiamento em alguma instituição financeira.
LEIA MAIS: Guia definitivo para financiamento de energia solar no Brasil
Dessa forma, você poderá pagar as parcelas do financiamento com o mesmo valor que você utilizava para realizar o pagamento da conta de energia. Isso fará com que o impacto da aquisição desse sistema seja praticamente 0.
Outra boa notícia é a de que as financeiras estão lançando linhas de crédito especiais para instalação de sistemas de energia solar fotovoltaicos. Isso devido a subsídios que vêm sendo implementados para crescimento do setor. Além disso, equipamentos utilizados para instalação de sistemas fotovoltaicos têm sofrido baixa nos preços, graças a produção em larga escala e novas tecnologias.
O momento é propício para ingressar nesse mercado e começar a reduzir os custos com contas de energia elétrica. O mundo está vivendo um momento de preocupação com o meio ambiente e mudanças diárias de pensamento e atitudes.
Processo de investimento
Se você está pensando em como investir em energia solar deve seguir um processo bem simples:
Avaliar o potencial solar da sua região
Antes de investir é bem importante que você analise a situação. Calcule a incidência solar da sua localidade, faça os cálculos para saber quanto de energia uma placa solar pode gerar por dia, analise suas contas de energia elétrica para saber se vale a pena.
Escolher os equipamentos certos
Entender a sua necessidade e elaborar um projeto que atenda a ela sem que o sistema gera mais energia que necessário e nem menos. Escolher os tipos de placas, inversores e demais equipamentos é de fundamental importância.
Manutenção
Para garantir a durabilidade e eficiência do seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica é importante realizar manutenções periódicas, como limpezas e monitoramento da geração de energia para saber se não está tendo mais perdas do que deveria.
Existem sistemas de monitoramento especializados, que permitem a você saber exatamente quanto de energia está sendo gerada pelo seu sistema. E você tem acesso a todas essas informações direto em seu celular e em tempo real. Isso permite identificar problemas rapidamente e otimizar a eficiência do sistema.
Conclusão
Investir em energia solar é com certeza uma das melhores opções de investimento para 2024. Isso é uma decisão estratégica que a longo prazo trará um retorno melhor que muitos outros investimentos mais “populares”. E com as novas tecnologias e estudos que vêm sendo realizados mundo afora, essa realidade se torna cada vez mais presente para todos nós.
Sistemas de geração de energia solar fotovoltaica estão ficando mais acessíveis para muitas pessoas, além disso, a cada dia com a evolução e o surgimento de novas tecnologias, a eficiência tem aumentado, produzindo mais energia com um menor custo.