Curso nr10: Para que serve este treinamento? Ele é obrigatório?

curso nr10

A norma regulamentadora nº10 ou simplesmente NR 10 trata das regulamentações e certificados acerca do trabalho com eletricidade. Dessa forma, ela existe para trazer segurança e saúde ao ambiente de trabalho. O curso nr10 ou treinamento em NR 10 é obrigatório para todo profissional que atue nessa área. Podendo acarretar em notificação e multa para empresas que não seguirem as exigências. 

O que é a NR 10

Trata-se da norma regulamentadora para segurança em instalações e serviços em eletricidade. Trata-se de um conjunto de regras e obrigações que todo trabalhador deste setor deve seguir. Isso engloba todo e qualquer tipo de serviço: Execução, planejamento, reforma, ampliação, operação e manutenção. 

Infelizmente muitos profissionais e empresas ainda não entenderam a importância das NRs e não as levam a sério, tratando como algo banal, procurando certificações apenas por obrigação. Mas se tratam de normas criadas para evitar que acidentes aconteçam. Em caso da não realização deste treinamento tão importante são aplicadas multas para a empresa. Logo, é de suma importância que os trabalhadores tenham acesso a um curso nr10 de qualidade por questão de saúde. 

Curso nr10

O Grupo E4 – Energias renováveis oferece cursos em NRs que são obrigatórios para todos os profissionais que querem atuar com eletricidade e energia solar. O nosso curso de NR 10 é completo e segue todas as regulamentações e normas para emissão de um certificado autenticado e válido em todo território nacional. 

Além do treinamento em NR 10 normal, também oferecemos o curso de NR 10 SEP, para aqueles profissionais que atuam em redes de alta tensão. Bem como também oferecemos os cursos de reciclagem a preços bem acessíveis. 

Todo o conteúdo do curso é online e pode ser acessado onde e quando você quiser. Fácil, simples e rápido. Além de oferecer um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas e suporte diretamente com a equipe da E4. 

Obrigatoriedade do treinamento

Todo profissional que atue com instalações elétricas deve obrigatoriamente ser capacitado e treinado em NR 10. Um ponto importante é que o certificado e a capacitação devem estar de acordo com a NR 01, que trata sobre as disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais. 

Além disso, todo profissional deve realizar o curso nr 10 de reciclagem a cada dois anos ou sempre que mudar de empresa. Essa é uma exigência do ministério do trabalho e emprego. 

Conclusão

Você deve ter percebido o quão importante é a NR 10 para todo profissional que atua com energia elétrica no seu dia a dia de trabalho. Essa norma regulamentadora visa trazer segurança e qualidade de vida dentro dos ambientes de trabalho. Muitas empresas e profissionais infelizmente não levam a sério o treinamento, o que gera muitos acidentes.

O treinamento é pensado e criado por profissionais que estudaram para promover a segurança no trabalho. Por isso devem ser levados a sério e cobrados das empresas para que elas forneçam os treinamentos para seus funcionários. 

Isso garante não apenas a segurança dos colaboradores, mas a lisura da empresa. A qual estará apta a realizar suas atividades sem temer nenhum tipo de fiscalização, notificação ou multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress