Deputada Ângela Garrote denuncia práticas da Equatorial Alagoas que dificultam acesso à energia solar e prejudicam consumidores

Acesso à energia solar

A deputada Ângela Garrote (PP) fez uso da tribuna da Assembleia para destacar que tem recebido inúmeras queixas dos consumidores que desejam ter acesso à energia solar, em relação à distribuidora de energia Equatorial Alagoas. Ela enfatizou que a empresa tem criado obstáculos e dificultado o acesso dos consumidores ao sistema de distribuição para a conexão de energia solar, muitas vezes descumprindo as disposições legais e regulatórias. A deputada solicitou a realização de uma audiência pública para investigar as denúncias contra a Equatorial.

Ângela Garrote recordou que em 2022 a intenção do legislador ao aprovar a lei federal nº 14.300 foi proporcionar segurança jurídica aos consumidores que desejam gerar sua própria energia, especialmente através de sistemas de energia solar, visando economia financeira e contribuição para a sustentabilidade ambiental. Ela expressou preocupação com as várias reclamações que têm impactado não apenas os consumidores, mas também a cadeia produtiva do setor de energia. A deputada destacou que muitas empresas e empresários do setor estão enfrentando dificuldades financeiras devido às práticas arbitrárias da Equatorial Alagoas. No mês de outubro, por exemplo, houve uma queda de 58% no número de sistemas conectados em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Ângela Garrote denunciou que nos últimos meses a distribuidora de energia tem utilizado uma redação regulatória para dificultar o exercício do direito legal dos consumidores de gerar sua própria energia. A Equatorial Alagoas tem sido acusada de identificar a inversão de fluxo sem realizar estudos adequados, não fornecer as informações necessárias aos consumidores e não atender prontamente às solicitações, violando várias disposições regulatórias.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress