Empresa brasileira inova com tecnologia que “estoca vento”

Sistema de baterias de lítio pode gerar até 30 MW de potência
rabih-shasha-tTv6Lo5uQVQ-unsplash

Imagem de destaque: Rabih Shasha via Unsplash

A empresa ISA CTEEP criou um projeto de armazenamento de energia com foco em fontes renováveis para lidar com os desafios da transição energética no Brasil. O projeto “estoca vento” é o primeiro do tipo no país e surge como uma solução para armazenar energia gerada por fazendas de turbinas eólicas e painéis solares, que são consideradas fontes limpas de energia.

A ISA CTEEP utiliza um sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio produzidas pela CATL, capazes de gerar até 30 MW de potência e disponibilizar eletricidade por até 120 minutos. O sistema pode ser utilizado em mais de 29 mil quilômetros de circuitos e em 133 subestações. Além de gerar menos poluição, elimina o ruído dos geradores e a necessidade de transportar diesel.

A empresa estima evitar a emissão de 1,2 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) em dois anos. Com o projeto, a ISA CTEEP busca garantir um fornecimento de energia mais estável e confiável para um futuro energético mais sustentável e seguro para o Brasil, superando desafios que se apresentam ao sistema atual, como a escassez de chuvas e a sobrecarga nos sistemas hidrelétricos.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress