Empresa canadense faz parceria com a CEMIG para levar energia renovável a projeto de mineração no Pará

PPA garante mais de 100% da demanda energética esperada no projeto.
mineração de ouro

A empresa canadense G Mining Ventures fechou um acordo de compra de energia com a CEMIG para fornecer energia renovável para o seu projeto de ouro Tocantinzinho (TZ) no Pará, Brasil.

O contrato foi assinado entre a subsidiária da G Mining, Brazauro Recursos Minerais, e a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e sua subsidiária CEMIG Geração e Transmissão.

A CEMIG, que tem capacidade de geração de 3,3 GW entre hidrelétricas, energia eólica e solar, concordou em fornecer energia para o projeto de março de 2024 ao final de 2026. A G Mining receberá mais de 100% da demanda esperada de energia na mina durante as fases de comissionamento, ramp-up e produção inicial.

Louis-Pierre Gignac, presidente e CEO da G Mining Ventures, expressou sua satisfação com o acordo: “Estou muito satisfeito com esse grande marco na redução de riscos ao firmar esse acordo de compra de energia de preço fixo com um fornecedor confiável de eletricidade. A energia de baixo custo gerada a partir de fontes hidrelétricas renováveis garantirá que o projeto TZ esteja no quartil inferior da curva global de produção de ouro, tanto em termos de custo quanto de emissões de carbono.”

Atualmente, a mina de ouro está em construção e tem previsão de início da produção comercial no segundo semestre do próximo ano. O projeto Tocantinzinho abrange uma área de concessão de 996 km² e estima-se que contenha duas milhões de onças de reservas.

Após a obtenção das aprovações ambientais, a empresa anunciou, em setembro do ano passado, a decisão de iniciar a construção da mina.

Fonte: Mining Technology

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress