Quando pensamos em energia solar, logo imaginamos placas solares instaladas nos telhados ou nos grandes campos abertos, que realmente são as instalações mais comuns. Mas e energia solar em apartamento para as pessoas que moram em prédios e não possuem telhado para a instalação das placas, será que existe uma solução?
Índice
É possível ter energia solar em apartamento?
Geralmente, a falta de espaço é um dos principais problemas para os moradores de apartamento. Uma vez que grande parte dos prédios não possuem telhado ou grandes áreas de iluminação externas.
Mesmo assim, existem algumas possibilidades que a maioria das pessoas não conhece. A principal delas é o fato de que o sistema fotovoltaico para gerar energia solar em apartamento não precisa necessariamente estar instalado no prédio onde a energia será utilizada.
uma das modalidades da energia solar no Brasil que traz grandes benefícios, principalmente para quem mora em lugares onde não tem espaço. Se você possui uma outra casa ou um terreno atendido pela mesma concessionária de energia, você pode instalar os paineis nesses lugares e enviar os créditos de energia para o apartamento.
LEIA MAIS: Como transferir energia solar para outra residência
Uma outra possibilidade, seria para o caso de existir espaço dentro do condomínio. Os paineis solares são instalados em uma área compartilhada do edifício, e a energia solar em apartamento é gerada e distribuída entre os moradores.
Essas duas soluções são excelentes, mas talvez ela não te atenda e não seja a solução que você esteja buscando. No entanto, o setor de energia solar está em constante evolução e novas tecnologias são lançadas praticamente todos os dias.
Novas tecnologias para gerar energia solar em apartamento
Acredite se quiser, mas finalmente criaram uma placa solar perfeita para os moradores de apartamento. E, claro, pode ser uma solução para pessoas que moram de aluguel também, já que é um painel solar que pode facilmente ser transportado e instalado.
Está chegando no mercado uma nova solução que promete revolucionar a forma de gerar energia solar em apartamento. Um solução versátil e de fácil instalação, que vem justamente para sanar esse problema de limitação de espaço.
Esse novo painel solar pesa apenas 1,6 kg, seu produto é um elegante módulo solar preto criado pela startup alemã We Do Solar. Ele pode ser preso na varanda ou em qualquer lugar onde haja sol e uma tomada elétrica, isso porque o painel vem preparado para ser conectado diretamente na tomada.
Com a ideia de tornar a energia solar disponível e acessível para todos, o kit foi projetado para que qualquer pessoa possa instalá-lo. E melhor do que isso, ele pode ser levado facilmente para qualquer lugar.
No momento existem duas opções de conjuntos para compra: o WeDo Solar 640, que conta com 8 paineis solares de 80 Watts, e o WeDo Solar 320, com um total de 4 paineis com a mesma potência. Cada placa solar possui 99 células solares monocristalinas com uma eficiência de 21,33%, e um tamanho de 90×54 cm.
O kit também inclui um micro inversor da apsystem de 600 W, que é o responsável por converter a corrente contínua gerada pelos painéis para corrente alternada, tornando a energia compatível com a energia das tomadas.
Monitoramento da geração de energia solar em apartamento
O kit da WeDo solar disponibiliza também um aplicativo que permite rastrear dados ao vivo e verificar quanta eletricidade verde você gerou e quanto gás carbônico você economizou, tudo na palma da sua mão.
A WeDoSolar ainda vai lançar no mercado agora em 2024 um novo micro inversor, que terá uma saída de 800 Watts, um pouco maior do que o usado atualmente, além de uma bateria, que pode ter uma capacidade de 2,5 kWh a 7,5 kWh.
Sistema fotovoltaico com baterias
Quando lançada, a bateria vai te manter independente da rede elétrica. É um sonho ficar livre do péssimo serviço nas concessionárias e com esse sistema de geração de energia solar em apartamento, até mesmo quem mora em prédios, seja residência própria ou aluguel, poderá realizar esse sonho.
Valores
O kit completo com 8 paineis está custando cerca de 725 euros, o que na cotação atual seria aproximadamente R$ 3.960,00. Já o kit com 04 paineis custa 604 euros, ou R$ 3.300 reais.
E para usar aqui no Brasil, precisamos ficar de olho na regulamentação. Caso a ideia seja ligar em qualquer tomada da casa, como é feito lá na Europa, será necessário autorização da concessionária de energia, já que o sistema vai injetar energia na rede elétrica dela.
Agora, se for para alimentar equipamentos separados da rede, como é feito com os sistemas off-grid, já pode até ser usado, o problema é que por enquanto não está disponível no Brasil. No exterior esse tipo de kit solar pode ser encontrado até mesmo em supermercados. Mas sabemos como são as coisas no Brasil, não é mesmo? Tudo que é a favor do povo, os políticos tentam atrapalhar, sendo um bom exemplo disso a PL 4831/2023.
LEIA MAIS: Deputados podem limitar expansão da energia solar no Brasil
Condomínios
Outro ponto importante é a questão dos condomínios. Muitos deles podem barrar essa instalação aqui no Brasil por modificar a fachada do prédio. No entanto, isso é uma questão particular de cada um e acredito que não será um problema tão grande de resolver.
Conclusão
Como você pôde ver, gerar energia solar em apartamento não é nenhum bicho de 7 cabeças. Existem várias formas de se fazer, mesmo sem as novas tecnologias. E com elas, será ainda mais fácil e simples.
Procure saber a legislação do seu condomínio, se existem áreas com boa incidência solar onde poderiam ser colocados os kits solares. Se planeje e converse com seus vizinhos em busca de soluções. Fato é que a energia solar vem crescendo cada dia mais e o impacto econômico que ela proporciona é um muito grande, não à toa é um dos mercados que mais cresce no Brasil e uma das fontes de geração de energia mais presentes hoje na matriz elétrica do país.