Atualmente, o consumidor pode realizar a locação de usinas solares fotovoltaicas por conta própria. Esse tipo de usina está se tornando cada vez mais acessível no Brasil, e seu funcionamento é simples: o consumidor assina um contrato para alugar um espaço em uma usina solar que atenda suas necessidades.
A energia adquirida é injetada na rede da concessionária e, assim, gera créditos junto à empresa responsável pela distribuição, resultando em descontos na conta de luz. Em outras palavras, o consumidor paga uma taxa mensal pelo uso dessa energia e, com isso, tem uma redução nos custos com eletricidade.
A proposta da energia solar sem investimento é proporcionar ao consumidor a possibilidade de acessar energia solar sem a necessidade de investir em equipamentos ou instalações solares.
Índice
O que é usina solar?
A usina fotovoltaica, ou central fotovoltaica, é uma instalação de grande escala destinada à produção e venda de energia elétrica gerada a partir da luz solar. Esse processo de geração de eletricidade se dá por meio dos painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do sol em energia elétrica, a qual é então encaminhada para a rede elétrica.
No Brasil, a energia produzida por essas centrais e outras usinas é integrada e distribuída nas várias regiões do país através do Sistema Interligado Nacional (SIN). Embora a maioria das usinas solares no mundo seja instalada em terrenos, projetos flutuantes em lagos e reservatórios têm ganhado cada vez mais destaque.
Em geral, as estruturas que suportam os painéis solares são permanentes, mas há também os dispositivos chamados trackers (seguidores), que ajustam a orientação dos painéis conforme o deslocamento do sol, assegurando que estejam sempre na posição ideal para captar luz.
Embora as usinas que utilizam esse sistema de rastreamento produzam mais energia elétrica, isso também aumenta os custos relacionados à operação e manutenção do projeto.
LEIA MAIS: O que é energia solar? Guia Definitivo
O que é energia solar sem investimento?
O aluguel de energia solar, como o próprio nome indica, é uma forma que dispensa a compra do sistema. Ao invés de investir um valor elevado na aquisição das placas solares, o consumidor escolhe pagar uma mensalidade para usufruir dessa eletricidade sustentável.
Essa alternativa tem se mostrado bastante atrativa e conquistado muitos clientes, especialmente por suas vantagens financeiras. Portanto, representa uma boa opção para aqueles que não têm condições de adquirir todo o equipamento. Dessa maneira, essa prática ajuda na difusão da tecnologia no Brasil.
LEIA MAIS: Formas de comprar e quanto custa energia solar
Como funciona a energia solar sem investimento?
As empresas têm a chance de diminuir seus custos com energia elétrica através da adoção de energia solar proveniente de usinas e propriedades. O sistema de aluguel de energia solar permite que as empresas recebam créditos pela eletricidade gerada por essas instalações afastadas.
A Resolução Normativa nº 482/2012, seguida pela Resolução Normativa nº 687/2015, estabeleceu as diretrizes brasileiras sobre a geração distribuída de eletricidade. Para operar nesse modelo, é fundamental atender a todas as regulamentações e contar com fornecedores especializados.
O primeiro passo para implementar o sistema de locação de energia solar é realizar uma análise da viabilidade do projeto, onde uma empresa especializada avalia o local disponível, considerando a área, a incidência solar e o consumo energético.
Com base nessa análise, a empresa elabora uma proposta de locação para o sistema fotovoltaico. Essa proposta deve incluir detalhes sobre a capacidade do sistema, o valor da mensalidade, as garantias oferecidas e os termos contratuais.
Ao aceitar a proposta, o cliente autoriza a empresa a instalar o sistema de energia solar em sua propriedade, além de assumir a responsabilidade pela manutenção e monitoramento do equipamento. Para isso, é necessário que a empresa consiga a autorização da concessionária de energia local para dar andamento ao projeto.
Uma vez que o projeto seja aprovado e o contrato formalizado, o sistema começa a enviar energia para a rede elétrica. Os painéis solares passam a gerar créditos de energia, que poderão ser utilizados para reduzir o consumo de eletricidade do cliente ou vendidos.
Após concluir todos os procedimentos necessários e iniciar a geração de energia solar, a usina solar começa a receber receitas pela locação da energia produzida e os pagamentos são realizados mensalmente.
LEIA MAIS: Créditos de energia solar: O que são e como conseguir
Principais vantagens da energia solar sem investimento
1 – Redução nos gastos com eletricidade
Através da energia solar sem investimento, o usuário pode acessar a energia solar sem a necessidade de investir antecipadamente em equipamentos e instalações solares, resultando em uma significativa diminuição nas despesas de eletricidade ao longo do tempo.
2 – Segurança nos custos de energia no futuro
Esse sistema proporciona uma redução mensal no preço da energia solar durante a duração do contrato e oferece proteção contra as bandeiras tarifárias, que costumam elevar os custos. Esses aspectos permitem que o consumidor planeje e controle melhor seus gastos com eletricidade a longo prazo.
3 – Redução da emissão de carbono
A energia solar é uma alternativa limpa e renovável, portanto, optar por energia solar sem investimento é uma ótima maneira de colaborar para reduzir a emissão de carbono do usuário e promover a sustentabilidade ambiental.
4 – Responsabilidade pela manutenção e consertos do sistema solar
Na energia solar sem investimento, cabe ao proprietário da usina cuidar da manutenção e dos consertos do sistema solar. Essa condição traz uma vantagem para o consumidor, pois diminui a necessidade de investimentos em manutenção e reparos.
Assim, mesmo aqueles que não têm espaço disponível para uma usina ou recursos para investir podem aproveitar a economia gerada com a energia sustentável.
Conclusão
Conforme informações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil já possui 3.413 usinas solares em funcionamento. A primeira delas foi inaugurada em Tauá/CE e opera desde 2011, com uma capacidade de geração de 1000 KWp (ou 1MWp), suficiente para abastecer 1.500 residências.
A maior usina do país, por sua vez, foi construída em 2017 na cidade de Pirapora, Minas Gerais. Ela apresenta uma capacidade de 321 Megawatts e é composta por mais de um milhão de painéis solares.
Esses projetos representam uma excelente oportunidade tanto para empresários quanto para consumidores que buscam soluções completas em energia solar com bom custo-benefício. Além disso, a locação dessas usinas tem se tornado um diferencial significativo para as empresas do setor e para os clientes que desejam utilizar energia fotovoltaica sem necessidade de investimento inicial.
Os benefícios de utilizar essas usinas são diversos, e o cliente terá sua demanda de eletricidade atendida com a segurança de uma redução nos custos. Assim, o consumidor não precisará investir na compra de produtos e equipamentos para gerar sua própria energia solar fotovoltaica de forma limpa e renovável.
Além disso, contará com monitoramento 24 horas da usina, garantindo produtos com alta performance e durabilidade, tudo isso oferecido pela empresa responsável pela instalação.