Entenda como é produzida a energia solar e quais suas vantagens

como é produzida a energia solar

O processo de produção de energia solar também pode ser conhecido como efeito fotovoltaico. Na prática é o processo pelo qual a luz solar é convertida em eletricidade. Mas a forma como é produzida a energia solar veremos a seguir

Como é o processo de produção de energia solar

O calor do sol chega até nós em forma de irradiação. Essa irradiação, através de fótons que inicia todo o processo. As placas solares são feitas de silício (Si), que por sua vez é um elemento químico semicondutor de energia.

Ao receber a irradiação e os fótons, o silício das placas começa a ganhar energia. Dessa forma, em um determinado momento os elétrons na camada mais externa da placa ganham energia o suficiente para pular da quarta para a quinta camada, porém, pela característica do silício, ele não permanece nessa camada por muito tempo, retornando para sua cama de origem.
Para que isso possa acontecer esse elétron precisa liberar a energia que havia adquirido do sol, essa é exatamente a energia que é captada como corrente contínua nos painéis fotovoltaicos. Essa energia então é direcionada para um inversor solar que a transforma em corrente alternada, que por fim pode ser utilizada em qualquer equipamento elétrico das residências e empresas. Dessa forma é como é produzida a energia solar.

como é produzida a energia solar

O que é o efeito fotovoltaico

É a ocorrência de uma reação natural quando materiais semicondutores específicos são expostos à luz solar. Esse fenômeno é o responsável por todo o processo de geração de energia elétrica através da irradiação de luz solar.

Quais são as aplicações da energia solar

  • Energia para residências;
  • Energia para indústrias;
  • Energia para abastecer veículos elétricos;
  • Energia sustentável e renovável;
  • Energia para localizações mais remotas e menos acessíveis.

Vantagens da energia solar

A energia solar reduz a dependência de fontes de energia poluentes e não renováveis como as de combustíveis fósseis por exemplo. Dessa forma, quando se fala em sustentabilidade e redução de danos ao meio ambiente, a energia solar é uma das melhores soluções que podemos aplicar. 

Além disso, a utilização de sistemas solar fotovoltaicos proporciona uma economia altamente impactante nas contas de energia de residências e empresas a longo prazo. 

Podemos citar também a utilização dela em veículos de transporte, economizando não apenas com o valor dos combustíveis, mas também para preservação do meio ambiente e redução dos danos e mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e aquecimento global.

Inovações e Tendências 

Quando pensamos em “como é produzida a energia solar”, também pensamos sempre em como otimizar todo esse processo. Atualmente as pesquisas e investimentos no setor de energia solar buscam prioritariamente alcançar 3 objetivos principais. Primeiramente, melhorar a eficiência dos painéis solares. Fazendo com que consigam converter uma maior parcela da luz solar recebida em energia elétrica. Hoje em condições ideais, os painéis de última geração conseguem converter até 30% da luz solar em energia.

Em seguida, o próximo objetivo é aperfeiçoar o armazenamento dessa energia captada. Desenvolvendo baterias que consigam armazenar essa energia que é gerada através do efeito fotovoltaico para utilização em períodos que não tenham sol. 

Finalizando, como terceiro objetivo principal podemos colocar o desenvolvimento de redes de integração inteligentes. Para que se consiga um fornecimento e transporte de energia mais estável e eficiente. Reduzindo assim as perdas e o desperdício.

Conclusão

Então, agora que você já sabe tudo sobre como é produzida a energia solar, que tal aprender a instalar sistemas solares fotovoltaicos e se tornar um profissional desejado por vários clientes em toda a sua região para fazer disso sua profissão e fonte de renda principal?

O Grupo E4 existe para apoiar essa revolução solar, oferecendo cursos para formação profissional de integradores de energia solar, já tendo formado mais de 10.000 profissionais. Também oferecemos vários cursos complementares como:

  • Projetista;
  • Limpeza de placas solares;
  • NR 10;
  • NR 06;
  • NR 35.

Também oferecemos uma plataforma de Networking para profissionais da área poderem se cadastrar e encontrar demandas de serviço ou oferecerem serviços para outros integradores.

E a cereja do bolo é o nosso CRM para profissionais de energia solar, o AZUME é o CRM mais utilizado por integradores de energia solar no Brasil. Ele oferece suporte para aumentar o número de vendas dos serviços e tudo que os integradores precisam para agilizar e otimizar todos os seus processos de venda, atendimento, gestão de time e pós venda.

Cadastre-se no formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress