Europa se afasta de combustíveis fósseis russos e investe em energia renovável

Plano anunciado pela UE promove "energia segura, sustentável e a preços acessíveis para a Europa"
european-union-gb1cf08092_1280

Imagem de destaque: Dušan Cvetanović/Pixabay

A União Europeia está trabalhando ativamente para diminuir sua dependência de combustíveis fósseis da Rússia. Os 27 países que compõem o bloco, através da Comissão Europeia, anunciaram o Plano REPowerEU para reestruturar o sistema energético do bloco.

O anúncio do Plano vem quatro meses depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro deste ano. Segundo a página do REPowerEU, o plano foi desenvolvido “em resposta às dificuldades e às perturbações do mercado mundial da energia suscitadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a Comissão Europeia apresentou o Plano REPowerEU”.

Os focos do bloco com o programa são a poupança energética, a produção de energia limpa e a diversificação do aprovisionamento energético nos países.

Segundo a Comissão Europeia, 85% dos europeus consideram que a UE deve reduzir a sua dependência do gás e do petróleo russos o mais rapidamente possível, para apoiar a Ucrânia. Por isso, o REPowerEU estabelece medidas para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis russos e avançar rapidamente com a transição para fontes de energia limpa.

Fonte: Comissão Europeia

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress