G20 – Estado enfrenta desafios com investimentos em energia solar

G20

Enquanto líderes globais debatem a produção sustentável de energia, empresas de energia solar em Minas Gerais enfrentam dificuldades com a demora na concessão de licenças e regularização do serviço. Belo Horizonte sedia, até quarta-feira (29), o Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20, presidido pelo Brasil.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anfitrião do encontro, destacou o potencial do Brasil em liderar a expansão da energia sustentável globalmente. “O Brasil pode descarbonizar não só nossa matriz, como o planeta,” afirmou Silveira, enfatizando a importância do etanol e outras tecnologias renováveis.

Entretanto, fora do MinasCentro, onde ocorrem os debates, a Frente Mineira de Energia Distribuída protestou contra os obstáculos enfrentados na produção de energia solar no estado. O engenheiro eletricista Gleisson Barati relatou que empresas estão fechando devido às dificuldades impostas pela Cemig na liberação de licenças. “As empresas de energia solar estão fechando as portas, as pessoas estão ficando sem empregos. Precisamos do direito de trabalhar e defender o consumidor,” afirmou Barati.

Barati apelou ao ministro Silveira para mediar uma solução junto à Cemig, ressaltando a necessidade de um prazo para a conclusão das liberações. Em resposta, Silveira afirmou ter conversado com os manifestantes e prometeu ações da agência reguladora. “Uma parte da manifestação é justa. É possível cobrar da Aneel agir com rigor para que cobre da distribuidora,” disse o ministro.

A Cemig, questionada sobre o assunto, afirmou que investe e se esforça para aumentar a produção de energia solar, cumprindo todas as normas técnicas determinadas pela Aneel.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress