Limpeza de placa solar: Saiba como fazer

Limpeza de placa solar

As placas solares, com sua capacidade de transformar a luz do sol em eletricidade, são uma inovação que vem revolucionando o campo da energia. Ao adotar essa fonte de energia renovável, não apenas economizamos dinheiro a longo prazo, mas também contribuímos para a redução da emissão de carbono. A limpeza de placa solar é um procedimento essencial para que o sistema funcione corretamente, e muitas vezes é deixado de lado!

Para garantir que suas placas solares operem com máxima eficiência, a limpeza adequada é crucial. Neste artigo você saberá mais sobre o tema, conhecendo dicas e truques que não apenas irão prolongar a vida útil das suas placas, mas também maximizar seu retorno sobre o investimento.

A Ciência por trás da limpeza de placa solar

Antes de entrarmos nas técnicas específicas de limpeza, é fundamental entender porque as placas solares precisam ser limpas regularmente. As placas consistem basicamente em células fotovoltaicas, que convertem a luz solar em eletricidade. Pensando nisso, é fácil deduzir que qualquer obstrução na superfície das células pode reduzir sua capacidade de capturar a luz solar.

Assim, qualquer tipo de sujeira como: poeira, sujeira, fezes de pássaros e até mesmo poluição do ar podem se acumular nas placas ao longo do tempo, diminuindo assim sua eficiência. Portanto, manter as placas limpas é essencial para garantir a máxima absorção de luz solar. 


Mas além disso, o que muita gente não sabe, é que ter apenas uma parte da placa sombreada pode cortar a produção de energia da placa inteira! Mesmo a parte que se mantém no sol. Isso acontece porque as células fotovoltaicas são interligadas, então por mais que uma esteja recebendo a luz de forma adequada do sol e em perfeito estado de funcionamento, se as vizinhas estão sombreadas, não há geração de corrente elétrica e toda essa energia é dissipada em forma de calor, aquecendo pontos específicos da placa, os chamados hot spots, e estragando o equipamento.

Técnicas de limpeza

Já vimos que a limpeza de placa solar é essencial não apenas para aumentar a eficiência como também para aumentar a vida útil dos módulos fotovoltaicos. Vamos então para algumas técnicas de execução.

  1. Não utilizar sabão.

Talvez o erro mais comum seja utilizar sabão sobre as placas. Isso não estraga diretamente o módulo fotovoltaico, mas corre-se um grande risco de, ao enxaguar, parte do sabão permanecer nos módulos, danificando o equipamento no decorrer dos próximos dias. Na maioria dos casos não é necessário utilizar sabão, apenas água corrente é o suficiente, porém se o sistema se encontra em um local que recebe muita gordura, após tirar com sabão é essencial enxaguar todos os cantos da placa para que não ocorram problemas futuros.

  1. Não pisar nas placas

    É muito comum vermos vídeos na internet de pessoas pisando sobre as placas para conseguir alcançar todos os painéis fotovoltaicos. Essa prática danifica as células fotovoltaicas e prejudica a geração de energia.

O ideal é, ao instalar as placas, deixar um espaço confortável entre cada fileira para ter fácil acesso não apenas durante a limpeza futura, mas também aos microinversores que podem ser utilizados na instalação e ao cabeamento que pode precisar de manutenção ou verificações ao passar do tempo. Na falta deste planejamento, utilize sempre uma ferramenta com grande alcance que lhe permita limpar todos os painéis sem precisar caminhar sobre o sistema.

  1. Inclinação das placas

Durante a limpeza fica evidente a necessidade de haver inclinação adequada nos módulos, de forma que a água escorra com facilidade facilitando não apenas a limpeza natural dos módulos pela chuva, mas também a limpeza ativa de quem estiver fazendo a manutenção do sistema.

Claro que esta parte precisa ser pensada com antecedência por quem está instalando os módulos, caso contrário um trabalho que pode ser feito em minutos pode levar horas e gasta muito mais água do que era necessário por conta da dificuldade de escoamento.

  1. Faça da limpeza solar um negócio

Muitos integradores se preocupam com a venda, o projeto, a instalação do sistema de seus clientes e esquecem da manutenção. A limpeza solar é uma oportunidade incrível para incluir nos serviços da sua empresa, gerando uma receita previsível e resolvendo um problema que todos os clientes vão ter com o passar do tempo.


Se você não trabalha como integrador solar, mesmo assim criar um negócio apenas de limpeza solar é altamente lucrativo pois é um serviço que, com o aumento dos sistemas instalados dia após dia, tem tido cada vez mais demanda! Se você quiser aprender a fundo a fazer essa limpeza profissionalmente, como precificar o seu serviço, como fazer dessa manutenção um negócio para você atuar, nós desenvolvemos um curso completo, prático, passo a passo para você atuar no setor solar lucrando bem com limpeza de sistemas fotovoltaicos. Confira os detalhes desse curso clicando no link acima!

Papel da Inclinação das placas e da Chuva na limpeza

inclinação placas solares

Em regiões onde a chuva é frequente, as placas solares muitas vezes são naturalmente limpas pela água da chuva. Estes casos evidenciam que a inclinação das placas também desempenha um papel crucial. Em áreas com uma inclinação apropriada, a chuva pode lavar naturalmente a sujeira das placas, mantendo-as relativamente limpas. 


Nesse sentido, entender o clima da região e a inclinação das suas placas solares pode ajudar você a determinar a frequência necessária para realização da limpeza de placa solar manual.

A importância de se realizar Inspeções regulares

Além da limpeza regular das placas, a inspeção frequentemente é de vital importância. Rachaduras, arranhões ou outros danos podem ocorrer devido a condições climáticas extremas ou impactos acidentais. Identificar e corrigir esses problemas rapidamente é essencial para garantir o correto funcionamento de todo o sistema.

Economia gerada pela limpeza de placa solar

Algumas pessoas subestimam a importância da limpeza regular das placas solares, mas os números falam por sí. Estudos recentes mostram que placas solares limpas podem aumentar a eficiência energética em até 25%. Assim, isso se traduz em significativas economias na conta de energia ao longo do tempo. 

Além disso, a manutenção adequada do seu sistema fotovoltaico ou do seu cliente, prolonga a vida útil dele. O que significa menos custos com substituição de peças a longo prazo. Esses dois fatores são matadores caso você queira trabalhar com limpeza de sistemas fotovoltaicos.

Basta apresentá-los para o seu cliente que tem um sistema instalado que ele vai querer fechar com você na hora pois vai perceber que quanto antes limpar o sistema, mais vai economizar na conta de luz.

Conclusão:

Em um mundo que está cada vez mais consciente da necessidade de fontes de energia sustentáveis, as placas solares são uma solução incrível. No entanto, para aproveitar ao máximo seus benefícios, é crucial manter esses dispositivos limpos. Assim, a limpeza de placa solar não é apenas uma medida de manutenção, mas sim um investimento contínuo no seu sistema de energia solar.

Ao seguir e utilizar técnicas corretas, como as apresentadas ao longo deste artigo, combinando isso com inspeções regulares do sistema, você não apenas irá otimizar o desempenho das suas placas solares, mas também vai estar aumentando a vida útil do seu projeto.

Mas lembre-se, suas placas solares são tão boas e eficientes quanto a manutenção que você fornece a elas. Portanto, invista sempre em limpezas regulares para no futuro colher os frutos de um maior retorno sobre seu investimento.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress