Maior usina de energia solar carport do Brasil é inaugurada em SP

Usina pode gerar energia suficiente para o consumo de duas mil residências populares
usina-energia-solar-sorocaba

Nesta segunda-feira (15) foi inaugurada em Sorocaba (SP) a maior usina de energia solar fotovoltaica em formato carport do Brasil. A inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além dos responsáveis pelo projeto.

O investimento privado realizado para a construção da estrutura foi de R$ 21 milhões. Segundo o engenheiro responsável, Paulo Cesar Costa, a produção da usina é estimada em 4.500 MWh/ano, o que equivale ao consumo médio de até duas mil casas populares e representa 7.160 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixarão de ser emitidas na atmosfera.

Carport solar

Um carport solar é uma estrutura coberta projetada para abrigar veículos e, ao mesmo tempo, gerar energia elétrica por meio de painéis solares instalados em seu telhado. É uma combinação de estacionamento coberto e sistema de energia solar.

O carport solar é geralmente construído com uma estrutura de suporte para os painéis solares, que são montados no topo para capturar a luz solar. Os painéis solares convertem a energia solar em energia elétrica, que pode ser usada para alimentar o local onde o carport está instalado, como residências, empresas, estacionamentos ou até mesmo fornecer energia para a rede elétrica.

Além de fornecer energia renovável, o carport solar também oferece benefícios adicionais, como proteção dos veículos contra sol, chuva e granizo. Também pode fornecer sombra para os veículos, o que pode ajudar a reduzir a temperatura interna e minimizar os efeitos do calor.

O carport solar é uma solução cada vez mais popular para aproveitar espaços de estacionamento e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios da energia solar. É frequentemente usado em estacionamentos comerciais, empresas, instituições educacionais e residências com espaço disponível para sua instalação.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress