O conceito de Net Metering na realidade é bem simples de entender. Ele é um termo internacional utilizado para descrever o conceito da geração de créditos de energia junto às concessionárias, nos sistemas On Grid. Ou seja, um mecanismo de compensação energética.
Índice
Microgeração de energia fotovoltaica
A microgeração de energia solar refere-se basicamente à instalação de pequenos sistemas de geração de energia fotovoltaica. São os sistemas instalados em residências, empresas e até mesmo em propriedades rurais. Sendo que esses sistemas são projetados basicamente para o autoconsumo, sem nenhuma intenção comercial na geração de energia.
LEIA MAIS: O que é Microgeração Fotovoltaica
Autoconsumo remoto
O autoconsumo é a utilização em tempo real da energia gerada pelo seu sistema solar fotovoltaico. Dessa forma, ao passo em que o sistema vai captando a energia solar e transformando em energia elétrica, ela já é utilizada pelos aparelhos da sua residência ou empresa que estão em uso.
Dessa forma, a energia sobressalente, ou seja, aquela que não é utilizada em tempo real é injetada na rede elétrica da concessionária da sua região (Sistemas On Grid) Para sistemas Off Grid a energia sobressalente é armazenada em baterias.
LEIA MAIS: On Grid, Off Grid e Híbrido: Tudo sobre os 3 tipos de sistemas fotovoltaicos
Essa energia injetada gera créditos de utilização junto à concessionária. É como se você estivesse emprestando sua energia para ela, que ela usa para abastecer outras residências e empresas. Depois a concessionária “devolve” esse valor em forma de créditos para serem usados como abatimento quando você precisa utilizar a energia da rede.
Ou seja, em períodos em que o sistema de energia solar fotovoltaico não gera energia para autoconsumo: Período noturno, nublado ou chuvoso.
Net Metering
O Net Metering é exatamente esse processo de injeção de energia na rede da concessionária e a geração de créditos. Porém é um termo internacional para se referir a esse processo como um todo.
Vale lembrar que o Net Metering / autoconsumo remoto tem algumas possibilidades e regras a serem seguidas. Primeiramente é preciso entender que esse crédito gerado junto à concessionária de energia pode ser utilizado para reduzir o valor da conta de energia de outra residência ou empresa além daquela em que o sistema está instalado.
Para isso, as residências e contas de luz devem estar com registro no mesmo CPF ou CNPJ, ou seja, devem ser propriedade da mesma pessoa ou empresa. Além disso, elas devem estar localizadas na mesma zona de distribuição da concessionária.
LEIA MAIS: O que é o autoconsumo remoto
Como funciona um sistema de geração de energia fotovoltaico
Basicamente a geração de energia solar é o processo de conversão da luz solar ou energia luminosa em eletricidade utilizável. Os paineis solares são compostos de células de silício, que são condutores de energia.
Dessa forma, ao receber a irradiação da luz solar, os fótons presentes na luz solar são captados pelos paineis e o silício que começa a ganhar energia e formar uma corrente contínua. Essa energia passa por um inversor solar que transforma a corrente contínua em corrente alternada, que é a energia utilizada em sua residência ou empresa.
O próximo passo é a utilização dessa energia e a injeção da energia que sobra na rede da concessionária. É nesse momento que o Net Metering surge, a concessionária de energia instala um medidor que liga seu sistema fotovoltaico à rede elétrica deles. Dessa forma o medidor fará a aferição de toda a energia que é injetada na rede.
Sistema de compensação
Assim, em períodos noturnos quando seu sistema não estiver gerando energia, ele medirá a quantidade de energia da rede que você está utilizando. Realizando o processo de compensação.
LEIA MAIS: Entenda como é produzida a energia solar e quais suas vantagens
Vale lembrar que os créditos gerados pela injeção da energia sobressalente no processo conhecido como Net Metering, tem validade de 60 meses para utilização. Vale deixar claro também que os créditos gerados são em nome do CPF ou CNPJ registrado, dessa forma os créditos podem ser utilizados em outros imóveis ou filiais da empresa, desde que localizados na mesma zona de distribuição da concessionária.
Vamos supor ainda que você venda seu imóvel onde tinha instalado um sistema de energia solar fotovoltaico. Todos os créditos gerados no período em que o imóvel estava em seu nome, continuam sendo seus por 60 meses e você pode utilizá-los mesmo não sendo mais o proprietário. Seguindo a regra de que o imóvel que você for utilizar esteja localizado na zona de distribuição da concessionária.
Conclusão
Os sistemas de energia solar fotovoltaica hoje em dia representam um dos melhores investimentos a longo prazo do mercado. Além da preocupação constante com o meio ambiente e utilização de fontes de energia mais sustentáveis e ecológicas, o fator econômico conta muito na hora de optar por um sistema desse.
Afinal, ao gerar sua própria energia, seja para sua residência, empresa ou agricultura, você está não apenas reduzindo seus custos com conta de energia, mas também reduzindo os riscos de ficar dependente da rede da concessionária e sofrer com apagões e instabilidades na rede.
LEIA MAIS: Quantos kWh gera uma placa solar de 550w e como calcular
As placas solares são capazes de uma alta geração de energia como você deve ter percebido, sendo um projeto bem feito capaz de não apenas abastecer sua residência ou empresa, mas também gerar créditos para utilização futura ou em períodos mais críticos.