Você conhece o conceito de net metering? Esse termo tem ganhado destaque, especialmente nesse momento em que a consciência sobre práticas sustentáveis e eficiência energética está em ascensão.
Com a iminente escassez das fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis e os danos ambientais provocados por essas alternativas tradicionais, o sistema de compensação elétrica tornou-se essencial para aqueles que buscam reduzir seus gastos com energia.
À medida que todos enfrentam ondas de calor, a demanda por energia tende a aumentar. O Brasil, por exemplo, já alcançou um recorde no consumo de eletricidade, resultando em apagões em algumas cidades e superando os 101 megawatts, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Dessa forma, o sistema de net metering pode ser uma solução viável para muitos consumidores, incluindo empresas que já lidam com contas de energia mais elevadas do que as residências.
Para entender melhor o que é net metering, seu funcionamento e os principais benefícios desse sistema, continue acompanhando este artigo, onde vamos responder todas as suas perguntas!
Índice
O que é Net Metering?
O net metering é um mecanismo de compensação de energia elétrica que permite que, após atender suas próprias necessidades, o sistema fotovoltaico envie o excesso de energia para a rede pública de distribuição, gerando créditos que podem ser utilizados para abater nas contas de luz.
Nesse modelo, o proprietário dos painéis solares deve homologar seu sistema junto à concessionária de energia e, após a instalação, assinar um acordo que permite a utilização de suas placas solares para beneficiar a rede coletiva.
Esse método visa promover cada vez mais o uso de fontes limpas e renováveis, como a energia solar. Contudo, para o contratante usufruir desse benefício, é necessário que a instalação seja do tipo on-grid, isto é, conectada à rede pública.
Em uma análise inicial, para participar do net metering, o sistema fotovoltaico precisa ser classificado como uma micro ou mini unidade geradora de energia segundo os critérios estabelecidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Microgeração de energia fotovoltaica
A microgeração de energia solar refere-se basicamente à instalação de pequenos sistemas de geração de energia fotovoltaica. São os sistemas instalados em residências, empresas e até mesmo em propriedades rurais. Sendo que esses sistemas são projetados basicamente para o autoconsumo, sem nenhuma intenção comercial na geração de energia.
LEIA MAIS: O que é Microgeração Fotovoltaica
Quem pode se beneficiar com o Net Metering?
Duas categorias de geração de energia solar podem se incluir nesse tipo de sistema de compensação de energia elétrica: a microgeração, que abrange sistemas com potência nominal de até 75 kW, e a minigeração, que compreende potências nominais entre 75 kW e 5 MW.
Como funciona o Net Metering?
No sistema de net metering, micro ou minigeradores são ajustados para enviar o excesso de energia que produzem para a rede pública. Com isso, geram-se créditos que podem ser descontados nas faturas de energia elétrica.
Essa é uma ótima opção para cobrir despesas ocasionais do proprietário ao utilizar a rede de distribuição nos dias em que a produção de energia for menor do que o consumo. Em várias situações, é viável eliminar completamente o valor das contas de luz.
Qual o tempo de validade dos créditos?
Os créditos têm validade de 60 meses, seguindo a normativa mais recente publicada pela Aneel. A compensação pode ocorrer dentro do mesmo posto tarifário ou em outro local, desde que a conta de energia elétrica esteja em nome do mesmo CPF do proprietário do sistema fotovoltaico.
Dessa forma, um residente com painéis solares pode, por exemplo, utilizar os créditos em outra propriedade, contanto que essa também esteja registrada em seu nome.
Autoconsumo remoto
O autoconsumo é a utilização em tempo real da energia gerada pelo seu sistema solar fotovoltaico. Dessa forma, ao passo em que o sistema vai captando a energia solar e transformando em energia elétrica, ela já é utilizada pelos aparelhos da sua residência ou empresa que estão em uso.
Dessa forma, a energia sobressalente, ou seja, aquela que não é utilizada em tempo real é injetada na rede elétrica da concessionária da sua região (Sistemas On Grid) Para sistemas Off Grid a energia sobressalente é armazenada em baterias.
LEIA MAIS: On Grid, Off Grid e Híbrido: Tudo sobre os 3 tipos de sistemas fotovoltaicos
Essa energia injetada gera créditos de utilização junto à concessionária. É como se você estivesse emprestando sua energia para ela, que ela usa para abastecer outras residências e empresas. Depois a concessionária “devolve” esse valor em forma de créditos para serem usados como abatimento quando você precisa utilizar a energia da rede.
Ou seja, em períodos em que o sistema de energia solar fotovoltaico não gera energia para autoconsumo: Período noturno, nublado ou chuvoso.
Quais os benefícios do Net Metering?
Existem diversos benefícios em optar pelo sistema de net metering, e aqui estão as principais:
- O investimento inicial na energia solar é reduzido: como não será necessário adquirir baterias para armazenar a energia gerada (como acontece na modalidade Off Grid), os custos de instalação são significativamente menores. A rede elétrica se torna sua fonte de armazenamento.
- Você economiza mais na conta de luz: além do que você já irá economizar ao produzir sua própria eletricidade, caso o sistema gere mais energia do que você consome em um mês, esses créditos podem ser utilizados para abater outras contas de luz nos meses com maior consumo. Sua conta pode quase zerar.
- Os créditos são contabilizados em quilowatt-hora, não em dinheiro: isso garante que você esteja protegido contra os constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica – ou seja, você recebe exatamente o quilowatt-hora que emprestou à rede, independentemente do aumento no custo durante aquele período.
- Os créditos gerados podem ser aplicados a outros imóveis: usuários das modalidades de autoconsumo remoto, geração compartilhada ou múltiplas unidades consumidoras (como condomínios) podem utilizar os créditos gerados em outros imóveis desde que todos sejam da mesma titularidade (CNPJ ou CPF) e pertençam à mesma distribuidora pública de energia.
- Descontos nas tarifas de energia: ao aderir ao net metering, há uma redução de 50% em duas tarifas: TUSD (Tarifa de Utilização dos Serviços de Distribuição) e TUST (Tarifa de Utilização dos Serviços de Transmissão).
Conclusão
Os sistemas de energia solar fotovoltaica hoje em dia representam um dos melhores investimentos a longo prazo do mercado. Além da preocupação constante com o meio ambiente e utilização de fontes de energia mais sustentáveis e ecológicas, o fator econômico conta muito na hora de optar por um sistema desse.
Afinal, ao gerar sua própria energia, seja para sua residência, empresa ou agricultura, você está não apenas reduzindo seus custos com conta de energia, mas também reduzindo os riscos de ficar dependente da rede da concessionária e sofrer com apagões e instabilidades na rede.
LEIA MAIS: Quantos kWh gera uma placa solar de 550w e como calcular
As placas solares são capazes de uma alta geração de energia como você deve ter percebido, sendo um projeto bem feito capaz de não apenas abastecer sua residência ou empresa, mas também gerar créditos para utilização futura ou em períodos mais críticos.