Nova tecnologia permite armazenar a energia desperdiçada em baterias de sal

energia

Pesquisadores da Universidade de Radboud, na Holanda, descobriram uma falha na energia solar e apontaram um jeito de complementá-la. Pela incidência da luz solar ser mais forte no verão do que no inverno, normalmente parte da energia resultante é desperdiçada. Assim, ela não pode ser usada quando realmente for necessária. Além disso, atualmente não há uma forma de armazenar o calor das superfícies para ser usado quando necessário. Para resolver isso, eles apresentaram uma bateria de sal que poderia funcionar como solução.

O dispositivo contém hidratos de sal, que basicamente são sais com água nos respectivos cristais. Assim, ele recarrega ao aquecer o sal e faz com que a água saia dos cristais, liberando calor. Tecnicamente esse método já era conhecido anteriormente, o que a pesquisa apresentou de novo foi exatamente qual tipo de sal é aplicável para usos residenciais.

Para isso, o grupo avaliou centenas de sais em relação à disponibilidade, segurança e compactação. Cerca de uma dúzia deles passou da etapa inicial e foram testados novamente para ver se eram recicláveis, para que a bateria não tenha que ser substituída todos os anos. Esses testes usaram um processo de colocar os sais em balanças de água e deixá-lo evaporar. Depois, ao contrário, deixando que o vapor de água fosse reabsorvido por ele.

No final, o cloreto de estrôncio foi classificado o mais adequado, já que não é caro, aquece bem e permanece estável sem efeitos colaterais.

A ideia ainda está em estágios iniciais, mas acredita-se que essa pode ser uma opção sustentável para aproveitar ao máximo as energias limpas e ainda armazenar calor para o inverno.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress