autoconsumo remoto

Basicamente, o autoconsumo remoto permite instalar seu próprio sistema de energia solar em um imóvel ou até mesmo em um terreno vago e utilizar os créditos de energia em outro imóvel que esteja na mesma zona de concessão da concessionária. Mas tem alguns fatores que você precisa saber para utilizar da melhor forma.

O que é o autoconsumo remoto

Ele permite a geração da sua própria energia em residências ou empresas por meio de fontes renováveis de energia. Dessa forma a geração de energia distribuída pode ser revertida em créditos, podendo reduzir a conta de energia elétrica em até 95% a depender da região e consumo. 

Condições exigidas

Para que possa ser considerado, o autoconsumo remoto nas unidades consumidoras, ambas devem estar cadastradas com o mesmo CNPJ ou CPF descrito na fatura de energia da usina, podendo ocorrer de duas formas:

  • Consumidores que não possuem consumo local;
  • Consumidores que possuem consumo local.

Consumidores que não possuem consumo local

Nessa situação a geração ocorre em uma unidade consumidora a qual não possui consumo e que toda a geração produzida nela, será compartilhada para outra unidade que esteja no mesmo CNPJ ou CPF da unidade geradora.

Vale lembrar também que mesmo que a unidade geradora tenha pouco ou nenhum consumo, como é o caso de usinas fotovoltaicas instaladas em lotes vagos, ela deverá pagar a taxa de disponibilidade, já que terá um medidor de energia instalado no local.

Consumidores que possuem consumo local

É o caso de consumidores que terão a usina instalada em locais como: casa, fazenda, chácara ou loja comercial e consomem a energia durante a geração sendo que apenas os excedentes vão entrar na rede da concessionária.

Dessa forma, esse excedente pode ser compartilhado com outras unidades consumidoras com mesmo CPF ou CNPJ da fatura onde esteja ocorrendo a geração.

Observação importante

Em ambos os casos é interessante reforçar que é preciso estar na mesma zona de concessão da concessionária onde estará acontecendo a geração de energia. 

Dimensionamento, quando considerar

Dentro do CRM AZUME você tem a opção de realizar o dimensionamento das instalações. Sendo assim, ao realizar o dimensionamento de um sistema fotovoltaico na modalidade autoconsumo remoto é interessante você adicionar no mesmo dimensionamento todas as unidades consumidoras que farão parte dessa usina. 

Lembrando que a UC1 (unidade consumidora 1) será considerada a unidade geradora de energia, então você deve se lembrar e ficar atento a isso. Assim, somente poderá conter ou não o fator de simultaneidade nela.

Diferença entre autoconsumo remoto, geração compartilhada e geração em condomínios

No caso da geração em condomínios os moradores podem chegar a um acordo para a instalação de um sistema fotovoltaico na área comum dos prédios. Dessa forma a geração de energia servirá para suprir o uso que o condomínio faz da energia elétrica. 

Já para a geração compartilhada é permitida a instalação de microgeradores de até 75kW ou minigeradores de 75kW a 5.000kW a partir de um investimento projetado por (Pessoa Física) ou consórcios (Pessoa Jurídica)

Enquanto que no autoconsumo remoto configura-se a partir do compartilhamento do excedente de energia entre as unidades distribuídas em diferentes locais e que pertençam ao mesmo CNPJ ou CPF.

Conclusão

Como você pôde perceber o autoconsumo remoto é uma modalidade de instalação de sistemas solares fotovoltaicos, na qual se gera energia com a intenção de gerar créditos para abatimento nas contas de energia de uma mesma residência ou outras residências que pertençam a uma mesma pessoa ou empresa.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress