Paraná é o 2º maior produtor de energia renovável na área rural do Brasil

Paraná

O Paraná é o segundo maior produtor de energia renovável na área rural do Brasil, com 18% da geração no campo, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que registra 21,1%. O Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) revelou esses dados, destacando o estado como um importante gerador de energia limpa.

Um exemplo é a produtora de queijos Marlei Dias Borges, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que aderiu ao programa há dois anos. Atualmente, o telhado de sua casa é quase todo coberto por placas de energia fotovoltaica, o que reduziu significativamente seus gastos com eletricidade. Antes, ela pagava cerca de R$ 20 de impostos, e agora economiza dinheiro que pode investir em sua propriedade.

O IDR-PR criou um projeto para incentivar mais agricultores a adotarem fontes renováveis de energia, como a solar, o biogás e o biometano, produzidos a partir de resíduos agrícolas ou de animais. O projeto oferece orientação técnica e linhas de financiamento com juros subsidiados. Em 31 meses, foram implantados mais de 26 mil projetos de energia renovável no estado, com quase 8 mil deles recebendo subsídios.

Antonio Ricardo Milgioransa, extensionista do IDR-PR, explica que um projeto desse tipo, financiado pelo banco e com incentivos do governo estadual, pode se pagar em três ou quatro anos. O projeto da produtora Marlei custou R$ 50 mil, com o auxílio do governo.

A iniciativa não só beneficia os agricultores, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental, ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress