A Petrobras fechou recentemente uma parceria com a empresa Weg, com o objetivo de desenvolver um Aerogerador Onshore, um equipamento para geração de energia eólica, com a capacidade de 7 MW (megawatts) – o que equivale à capacidade de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). Serão investidos R$130 milhões no projeto que será o primeiro gerador desse porte a ser construído no Brasil, cujo início está previsto para 2025.
Segunda a companhia, este projeto representa um marco importante para a Petrobras, pois aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir para impulsionar a transição energética no Brasil, em parceria com uma empresa que se destaca em inovação pelo desenvolvimento de soluções em eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica.
“Além de seu papel na expansão da energia eólica onshore nacional, o desenvolvimento desse aerogerador de 7 MW trará impacto positivo para o futuro da energia eólica offshore no Brasil. À medida que um fornecedor nacional acumula experiência e conhecimento na produção de aerogeradores de alta capacidade em terra, pavimenta o caminho para o desenvolvimento de aerogeradores de maior porte, que poderão ser utilizados nos projetos de geração offshore. A Petrobras, por sua vez, adquirirá conhecimentos específicos sobre a especificação, otimização e instalação de aerogeradores de grande porte. Nessa jornada, a transição para a energia eólica offshore oferece oportunidades para explorar o vasto potencial eólico no litoral do País”.
Afirma a estatal.