Pirâmide eólica é novo projeto para produção de energia limpa

eólica

Novo protótipo com formato de pirâmide produzido pela T-Omega Wind promete ser mais econômico e mais eficiente que os modelos eólicos atuais. Essa turbina eólica offshore (instalada no mar) foi lançada e testada com sucesso em New Bedford, cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

A nova estrutura substitui os enormes geradores de cata-vento por um eixo de dois lados apoiados nas extremidades. Ou seja, em vez de uma única torre, a turbina possui quatro suportes diagonais formando uma pirâmide flutuante. Essa pirâmide é ancorada no fundo do mar, permitindo que o equipamento flutue conforme o vento, melhorando a eficiência eólica.

A versão final terá cerca de 120m de altura, uma grande diferença se comparada a versão do protótipo de 8m. O peso ideal da estrutura seria de 1.200 a 1.800 toneladas, sendo capaz de suportar ondas de até 30m.

As características da nova estrutura de turbina eólica da T-Omega permitem reduzir peso e custos de produção, além de enfrentar desafios logísticos na fabricação, implementação e manutenção. Por fim, ainda elimina a necessidade de instalações especializadas e pode ser facilmente rebocada em caso de defeito.

É esperado um Custo Nivelado de Energia (LCoE) de cerca de US$ 50 por megawatt-hora com o equipamento, que está “no mesmo patamar das melhores tecnologias de energia eólica offshore com fundo fixo disponíveis hoje”, segundo a empresa.

“A indústria eólica offshore está enfrentando desafios. Nossa turbina eólica offshore flutuante resolverá a maioria dos desafios de uma maneira elegante e econômica. Estamos entusiasmados em apresentar esta tecnologia aos maiores desenvolvedores de energia eólica offshore do mundo e pretendemos implementações em escala completa nos próximos anos.”
~ Brita Formato, CEO da T-Omega Wind

Ainda segundo ela, a empresa está trabalhando em turbinas flutuantes de 10 megawatts ou mais.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress