Primeira ciclovia solar da Europa inaugurada na Alemanha

Telhado solar cobre 300 metros da ciclovia e deve gerar 280 MWh por ano.
ciclovia solar badenova alemanha

A primeira ciclovia solar da Europa estreou na cidade de Freiburg, na Alemanha.

A empresa alemã de serviços públicos Badenova, em parceria com a Cidade de Freiburg e o Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar, instalou o telhado solar da ciclovia no Centro de Exposições de Freiburg, perto do estádio de futebol do Freiburg FC. A instalação de 300 metros de comprimento é composta por 900 módulos solares fabricados pela empresa alemã Solarwatt. A Clickcon, sediada em Freiburg, forneceu as estruturas de montagem.

A cobertura solar gerará 280 MWh por ano, que será usado principalmente pelos laboratórios do Instituto Fraunhofer. A Badenova anunciou que o telhado solar da ciclovia será colocado em funcionamento nas próximas semanas.

A Dra. Karolina Baltins, do Instituto Fraunhofer, que lidera a equipe de usinas de energia fotovoltaica, disse: “Não estamos apenas usando a energia solar da cobertura da ciclovia, mas estamos utilizando o conhecimento adquirido a partir do projeto piloto e incorporando-o em nossa pesquisa para responder às diversas questões para fotovoltaica em áreas urbanas.” É uma situação vantajosa para todos: a ciclovia coberta por paineis fotovoltaicos protege os ciclistas dos elementos enquanto eles circulam sem gerar emissões de carbono, e a cobertura produz energia limpa para a cidade.

Fonte: Badenova

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress