Profissionais de energia solar protestam contra Cemig e ANEEL em Reunião do G20

Cemig

Na manhã desta segunda-feira (27/05), profissionais do setor de energia solar realizaram uma manifestação em frente ao Minascentro, em Belo Horizonte (MG), protestando contra as dificuldades enfrentadas para conectar sistemas fotovoltaicos em unidades consumidoras atendidas pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

O protesto coincidiu com a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, que reúne executivos das maiores economias do mundo, da União Europeia e da União Africana. Os manifestantes alegam que, há mais de um ano, a Cemig tem dificultado a expansão da energia solar em Minas Gerais, com vários projetos parados devido à alegação de inversão de fluxo de potência.

Além da Cemig, os protestos também foram direcionados à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com cobranças por uma posição mais firme contra as distribuidoras que dificultam o trabalho das empresas de energia solar.

Respostas

Procurada pela reportagem, a Cemig afirmou que “segue fazendo as conexões normalmente, seguindo a regulamentação da ANEEL, que aponta a necessidade de análise sobre possível inversão do fluxo de potência nessas conexões“. A empresa destacou que, quando constatada a inversão de fluxo, adota procedimentos específicos conforme determinação da ANEEL, em benefício de todos os consumidores.

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira também se posicionou e criticou os atrasos de leilões no último governo. O ministro segue cobrando a Aneel a agir com mais rigor junto às concessionárias de energia, citando penalidades pelo descumprimento de prazos. Leia mais aqui.

Reunião do G20

A reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 começou nesta segunda-feira (27/05) e se estenderá até quarta-feira (29/05) no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). Durante os três dias, representantes dos países-membros e convidados debaterão a dimensão social da transição para formas mais sustentáveis de energia.

Participam do encontro executivos de governos da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress