Profissional 4.0 – seja um profissional valorizado no mercado

Descubra as características essenciais para o profissional do século XXI!

Nos últimos tempos, o termo 4.0 vem nos acompanhando no universo do mercado de trabalho. Muito se diz acerca dos processos implementados nas empresas, das acelerações tecnológicas, da era da inteligência artificial. O conceito do Profissional 4.0 faz parte desse cenário.

Se você já ouviu falar sobre isso e quer entender melhor o que é – e como ser um Profissional 4.0 pode ajudar na sua carreira – este post é para você!

O que significa o termo “4.0” no mercado de trabalho?

A expressão 4.0 vem da Revolução Industrial! Mais especificamente, ela representa a Quarta Revolução Industrial. Estes fenômenos, desde o século XVIII, determinam e norteiam os processos econômicos e sociais mundiais. 

Conheça os treinamentos de NR da E4 Educação! Certificado válido em todo o Brasil.

Conheça as quatro revoluções industriais:

  • A Primeira Revolução atuou sobre a mudança da era da Manufatura (Trabalho Humano, Artesanal, Manual) para Maquinofatura (Introdução de Máquinas). Conhecida como a era das Fábricas, essa época favoreceu a Agricultura e as relações econômicas exteriores.
  • A Segunda Revolução trouxe a era da produção em massa. O que se destacou nessa época foi o surgimento das Indústrias. O foco era na ideia de Menor Custo em Menor Tempo. Houve uma racionalização do trabalho, o que demandou uma mão de obra muito mais acelerada. 
  • A Terceira Revolução ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial e, como já contava com os primórdios dos avanços na tecnologia digital, deu destaque à Robótica, a Informática e as Telecomunicações. Destaca-se aqui o primeiro momento de evolução dos cargos e funções exercidas anteriormente, o que passou a exigir uma qualificação da mão de obra para atender o processo produtivo (Máquinas mais eficientes x gastos com mão de obra).
  • A Revolução atual trouxe a Indústria 4.0. Esta está focada na automação, o que traz mais eficiência e produtividade aos processos. A Quarta Revolução Industrial tem origem em um projeto estratégico de alta tecnologia que promove a Informatização e integração de dados do que ainda atua como Manufatura.

Em todas elas, ocorreram e ocorrem impactos relacionados à interação entre o Homem e a Máquina, assim como os postos de trabalho: estrutura produtiva, substituição direta da mão de obra, desaparecimento de algumas atividades e, em contrapartida, o surgimento ilimitado de oportunidades de trabalho.

Mas, mesmo com toda revolução e tecnologia, algo muito importante se perpetua ao longo das Revoluções Industriais: A mão de obra humana! 

O que é um Profissional 4.0?

Devemos nos atentar que, com tantas revoluções, transformações e tecnologia, há de se exigir que ocorra também um olhar diferenciado para a mão de obra que irá operar este novo sistema. Daí surge a demanda pelo Profissional 4.0. 

O Profissional 4.0 não só acompanha as eras das Revoluções como se desenvolve a cada dia para atender e se manter no mercado de trabalho atual, uma vez que exige-se uma maior qualificação acerca de suas habilidades e competências. Para se tornar um Profissional 4.0, é preciso estar preparado para enfrentar as novas demandas do mercado de trabalho, especialmente em relação à tecnologia e sua interação com os processos de trabalho. 

Dicas para se tornar um profissional 4.0

Algumas dicas para se tornar um profissional 4.0 são:

  1. Desenvolva habilidades tecnológicas: é importante estar familiarizado com as principais ferramentas e softwares utilizados em sua área de atuação.
  1. Procure atualização constante: o mercado está em constante evolução, por isso é fundamental estar sempre atualizado em relação às novas tecnologias e tendências do setor.
  1. Desenvolva habilidades sociais: o profissional 4.0 deve ter habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança, além de capacidade de adaptação e resolução de problemas.
  1. Esteja aberto a novas experiências: busque oportunidades de aprendizado e experiências diferentes, seja por meio de cursos, workshops, viagens ou trabalhos voluntários.
  1. Invista em sua marca pessoal: crie uma presença online consistente e mantenha um perfil profissional nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram. Dessa forma, você pode se tornar referência em sua área de atuação e ampliar suas oportunidades de crescimento profissional.

Esses são alguns dos caminhos e habilidades que irão favorecer o seu desenvolvimento e 

movimento enquanto profissional considerado 4.0. Se quiser saber ainda mais sobre estas habilidades fundamentais para qualquer profissional, confira nosso canal do YouTube:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress