Projeto aplica energia solar em comunidade indígena do Anzol

Energia

Em parceria com a Agência Católica para o Desenvolvimento (CAFOD), o Conselho Indígena de Roraima (CIR)  está implementando o Projeto Piloto de “Captação de Água por Energia Renovável”, por meio do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA). O objetivo da ação é fortalecer a sustentabilidade das comunidades indígenas em Roraima, sendo uma das comunidades mais beneficiadas, a Anzol, localizada na região do Murupu.

O projeto implementou 8 placas fotovoltaicas para a geração de energia, priorizando a irrigação de roças comunitárias.

“É um sistema simples, mas que dá um resultado muito satisfatório. A gente tem uma bomba de 220 que fica atrelada ao poço, e esse poço fica conectado ao igarapé anzol e não seca, e faz essa demanda de irrigação para roça comunitária que é irrigada todos os dias”
~ Giofan Mandulão, engenheiro agrônomo indígena que atua no DGTA

A captação de água por meio de energia sustentável e o cultivo de alimentos são estratégias fundamentais para garantir a sustentabilidade da comunidade e preservar o meio ambiente, sem o uso de agrotóxicos. Apenas no primeiro ano do projeto, foram plantadas 15 linhas de milho e 30 linhas de feijão, resultando em uma colheita bem-sucedida.

Mais que uma forma de sustentabilidade, o projeto representa uma forma de enfrentar os desafios adicionais que a comunidade Anzol enfrenta devido à falta de demarcação de suas terras. Com aproximadamente 2 mil hectares, a comunidade mantêm uma luta constante para garantir o acesso aos recursos naturais e a preservação do território.

“A luta é constante no território, ficamos fora da demarcação da terra indígena Serra da moça, temos a proibição da caça e pesca, nós ficamos limitados ao acesso às fontes de água como rio, lago e igarapés, a comunidade tem cerca de 2 mil hectares, mas sem fonte de água. E ainda tem a expansão de soja, que tem nos afetado”

O projeto também está sendo desenvolvido para a comunidade indígena Truaru da Cabeceira, reforçando a importância de práticas sustentáveis e energias renováveis para a autonomia e preservação das culturas indígenas em Roraima.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress