Conhecidas também como renováveis, as fontes alternativas de energia se destacam por produzirem eletricidade com baixo impacto ambiental e de maneira sustentável.
Um exemplo de energia alternativa é a solar. Diferentemente das fontes tradicionais, as energias alternativas não dependem de combustíveis fósseis.
No Brasil, há muito tempo utiliza-se energias alternativas, que representam quase 84% da matriz elétrica nacional. No entanto, a realidade global é diferente: apenas 14% da matriz energética do planeta é constituída por fontes alternativas.
Leia este artigo e entenda o que são as energias alternativas, suas diversas fontes e a relevância do uso dessas fontes no Brasil e no restante do mundo.
Índice
O que são fontes alternativas de energia?
Fontes alternativas de energia são recursos que geram energia e, ao contrário das energias tradicionais, não fazem uso de derivados de petróleo e outros combustíveis fósseis na sua produção.
Quais são as fontes alternativas de energia?
As principais fontes de energia alternativas incluem:
- energia solar (do Sol);
- energia eólica (do vento);
- energia hídrica (da água);
- energia geotérmica (calor proveniente do interior da Terra);
- energia maremotriz (das marés);
- energia ondomotriz (das ondas do mar);
- energia nuclear (dos núcleos atômicos);
- biocombustíveis (etanol e biodiesel).
Energia solar
Refere-se à luz do Sol como uma fonte de energia.
Energia eólica
Aproveita a força dos ventos para produzir energia.
Energia hídrica, hidráulica ou hidrelétrica
Envolve a utilização da água para gerar eletricidade.
Energia geotérmica
Utiliza o calor que vem do interior da Terra como fonte energética.
Energia maremotriz
Gera energia por meio da força das marés.
Energia ondomotriz
Baseia-se na força das ondas para fornecer energia.
Energia nuclear
Consiste na transformação de núcleos atômicos em energia.
Biocombustíveis
Emprega materiais orgânicos para a geração de energia.
Como funcionam as fontes alternativas de energia?
As fontes de energia alternativas operam de diversas maneiras, conforme a matéria-prima utilizada. Um exemplo é a energia solar, que capta a luz solar e a transforma em eletricidade; outro é a biomassa, que pode substituir o petróleo.
Além disso, há fontes de energia que aproveitam o calor da Terra ou a força das ondas do mar. Essas são conhecidas como energia geotérmica e ondulatória, respectivamente.
Por não dependerem de combustíveis fósseis, a obtenção desses tipos de energia pode ocorrer através de processos mais complexos.
LEIA MAIS: O que é energia solar? Guia Definitivo
Quais as vantagens das fontes alternativas de energia?
Diariamente, o planeta emite dióxido de carbono, que se acumula na atmosfera por centenas de anos. Esse fenômeno é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas que estamos enfrentando, como chuvas intensas e secas severas.
Portanto, a adoção de fontes de energia alternativas é fundamental, pois traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia. Veja quais são os principais!
- Vantagens ambientais
As tecnologias de energias alternativas geram um impacto ambiental significativamente menor em comparação com as opções convencionais baseadas em combustíveis fósseis. Assim, essas fontes alternativas ajudam na preservação e conservação do meio ambiente.
- Energia para as próximas gerações
Muitas dessas fontes alternativas são renováveis, como a solar e a eólica. Elas são inesgotáveis, ao contrário das fontes tradicionais que podem se esgotar algum dia.
Dessa forma, investir em energias renováveis é a maneira mais eficaz de garantir que futuras gerações – filhos, netos e bisnetos – tenham acesso à energia e possam viver em um planeta mais limpo e sustentável.
- Empregos e economia
Quando comparada às tecnologias baseadas em combustíveis fósseis, que geralmente requerem alta mecanização e capital investido, a indústria de energia renovável demanda mais mão de obra. Isso resulta na criação de mais empregos para cada unidade de eletricidade produzida a partir dessas fontes do que a partir dos combustíveis fósseis.
- Segurança energética
O Brasil já fez grandes investimentos em hidrelétricas, uma importante fonte alternativa de energia; no entanto, diversificar sua matriz energética é crucial para o sucesso. Após a crise hídrica entre 2001-2002, houve um aumento acumulado da conta elétrica em 186% ao longo de oito anos.
Hoje vivemos uma situação semelhante devido à falta de planejamento governamental. Ao investir nas energias solar fotovoltaica e eólica teremos um futuro mais seguro; assim, se as chuvas diminuírem teremos maior disponibilidade da energia solar e vice-versa.
Diferença entre energia alternativa e energia renovável
As energias alternativas referem-se a fontes de energia que não dependem de combustíveis fósseis, mas isso não significa que sejam sempre renováveis. Por outro lado, as energias renováveis são aquelas que se reabastecem naturalmente e podem ser utilizadas indefinidamente sem o risco de exaustão da fonte.
Algumas fontes de energia alternativa, como a nuclear, são consideradas não-renováveis, pois têm o potencial de se esgotar ao longo do tempo devido ao uso intenso. Assim, é possível classificar certas fontes de energia tanto como alternativas quanto renováveis.
Exemplos de fontes de energia renováveis e alternativas incluem:
- energia solar;
- energia eólica;
- energia hidrelétrica;
- energia de biomassa;
- energia ondulatória;
- energia geotérmica.
LEIA MAIS: Fontes de Energia Renováveis e Não renováveis:
O futuro
À medida que nos afastamos das fontes de energia tradicionais, altamente poluentes e finitas, as fontes alternativas de energia se tornam a espinha dorsal de um futuro mais sustentável e com fontes intermináveis de energia.
A transição para essas tecnologias não tem apenas reduzido nossas pegadas de carbono, mas também criado empregos, estimulando a inovação e preservando o meio ambiente.
Conclusão
É de fundamental importância que governo, indústrias e comunidades em todo mundo se integrem e sigam investindo e aprendendo cada dia mais sobre elas. Dessa forma impulsionando o mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias para implementação dessas fontes alternativas de energia.
Somente através de esforços coletivos poderemos aspirar a um mundo onde a energia seja não apenas uma força que move o mundo, mas também um símbolo de sustentabilidade e progresso para a humanidade.
Faça parte desse movimento, entre para o mercado das energias renováveis. Você estará fazendo parte de um mercado em franco crescimento e investimento. A energia solar no Brasil vem a cada dia se tornando mais acessível ao grande público. E quem entrar nesse mercado agora vai beber água limpa. Conheça o nosso curso Energia solar lucrativa e saiba tudo sobre esse universo.