Você já sabe que os EPIs são essenciais para a segurança do trabalhador, mas você conhece a regulamentação que rege esses equipamentos?

A segurança no ambiente de trabalho é essencial para garantir a integridade física dos colaboradores e evitar acidentes. Nesse contexto, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desempenham um papel fundamental. Mas você sabia que a utilização dos EPIs está regulamentada por lei?

Neste artigo, vamos explorar mais a fundo a regulamentação dos EPIs e sua importância para a segurança do trabalho. Descubra como garantir a proteção adequada no ambiente de trabalho e evitar riscos desnecessários. Continue lendo e confira:

O que são EPIs?

EPI é uma sigla que significa Equipamento de Proteção Individual. É um termo usado para se referir a equipamentos utilizados para proteger individualmente a saúde e a segurança de uma pessoa em seu local de trabalho ou em outra atividade no qual seja necessitado.

Alguns exemplos de EPIs incluem os capacetes, os óculos de segurança, as luvas, os aventais, os sapatos antiderrapantes, entre tantos outros. O uso de EPIs é obrigatório em grande maioria ambientes industriais para minimizar o risco de lesões e acidentes. Além disso, os EPIs devem ser de boa qualidade e sempre adequados à tarefa que será realizada, para garantir a eficiência de sua proteção. 

A implementação das medidas de proteção individual só deve ser realizada quando medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes

Qual norma regula EPIs?

No Brasil os EPIs são regulamentados de acordo com a sexta norma regulamentadora, a NR 06 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI.

As disposições da NR 06 se aplicam às organizações que adquiram EPI, aos trabalhadores que os utilizam, assim como aos fabricantes e importadores de EPIs.

Na NR 06 são tratadas as obrigações de comercialização e utilização, de fabricantes e importadores, a responsabilidade do empregador, a responsabilidade do trabalhador que utiliza o EPI, e outras responsabilidades.

Quais os EPIs mais utilizados?

Os principais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados atualmente e também os mais conhecidos são:

  • Cinturão de segurança do tipo paraquedista: é um dispositivo usado para literalmente prender o trabalhador a uma corda, cabo de aço ou uma estrutura fixa, garantindo sua segurança em caso de queda.
  • Capacete de proteção: é utilizado para proteger a cabeça dos riscos de quedas de objetos ou de impactos na cabeça. Existem diversos tipos e modelos.
  • Luvas: são usadas para proteger as mãos dos riscos de cortes e até mesmo de riscos elétricos durante o trabalho com ou sem eletricidade.
  • Óculos de proteção: são usados para proteger os olhos contra partículas volantes, faíscas e até mesmo contra radiações.
  • Calçados de segurança: são usadas para proteger os pés contra riscos de quedas de objetos, de impactos, de choques elétricos e térmicos e claro, de agentes cortantes e perfurantes.
  • Protetor auditivo: são usados para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores ao estabelecido na NR-15

Como escolher os EPIs?

A escolha do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental para garantir a total segurança e saúde dos trabalhadores em suas atividades diárias. 

Alguns fatores são importantes a considerar na hora de escolher o EPI:

  • Risco: É importante avaliar o tipo de risco envolvido na atividade laboral para escolher o EPI adequado. Por exemplo, se o risco é de queda de objetos, o EPI ideal seria um capacete de proteção (além de outros complementares).
  • Normas regulamentadoras: É importante verificar se o EPI atende às normas regulamentadoras brasileiras, no caso a NR 06, de forma a garantir sua eficácia e segurança.
  • Conforto: O EPI deve ser confortável para garantir que o trabalhador o use de forma correta e constante e de forma que não cause problemas ao mesmo.
  • Qualidade: É importante escolher um EPI de boa qualidade, produzido por uma empresa que seja licenciada e que esteja de acordo com a legislação vigente.
  • Instruções de uso: É importante ler e seguir as instruções de uso do EPI para garantir sua eficácia e prolongar sua vida útil. Por isso, todo trabalhador deve passar por treinamento sobre EPIs, conforma e NR 06 obriga.

Em resumo, a escolha do EPI correto é fator importante para garantir a segurança e saúde de todos os trabalhadores. É importante avaliar o tipo de risco envolvido, verificar se atende às normas regulamentadoras, escolher um EPI confortável e de boa qualidade, e seguir as instruções de uso, armazenamento e limpeza.

Treinamento sobre EPIs

A fiscalização da regulamentação dos EPIs é realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através de suas delegacias regionais. A fiscalização inclui a verificação da existência de treinamento para o uso dos EPIs, bem como a verificação do cumprimento da norma pelo empregador e verificação das fichas dos EPis, claro.

Sendo assim, é de grande importância que o empregador tenha em mente que ele é obrigado a administrar treinamento sobre EPI´s para seus colaborares. Isso é bem claro no item 6.7.2.1 da NR 06:

“A organização deve realizar treinamento acerca do EPI a ser fornecido, quando as

características do EPI requeiram, observada a atividade realizada e as exigências estabelecidas em normas regulamentadoras e nos dispositivos legais”.

Além disso, é importante que o certificado do treinamento seja mantido junto aos demais arquivos do trabalhador.

Onde realizar o treinamento?

Garantir a segurança do trabalho é uma obrigação de todas as empresas, e, para isso, é preciso que os colaboradores recebam treinamentos adequados para utilizar os EPIs. Se você está se perguntando onde realizar o treinamento de NR-06, a E4 Educação oferece uma solução prática e eficiente para você.

É fundamental que os trabalhadores recebam o treinamento logo após receberem os EPIs, para que possam utilizá-los corretamente e garantir sua própria segurança e de seus trabalhos. Porém, muitas empresas não sabem como fazer esse treinamento de forma correta e acabam deixando de lado essa etapa tão importante.

A E4 Educação oferece treinamentos totalmente online, ministrados por especialistas em segurança do trabalho, para que os colaboradores possam se capacitar e utilizar os EPIs de forma correta e segura. Não perca mais tempo e garanta a segurança dos seus funcionários agora mesmo. Acesse a loja e saiba mais sobre nossos treinamentos de NR-06.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress