Resposta da Cemig à manifestação de integradores do ramo solar

capa notícias (43)

Na tarde de quinta-feira (28/09), profissionais do ramo de energia solar realizaram protestos em frente à cede da Cemig, na região centro-sul de Belo Horizonte.

A manifestação, é a respeito da Cemig estar negando projetos de energia solar injustamente, causando fechamento de empresas e demissões de funcionários em massa.

Segundo um dos manifestantes, Ícaro Garcia Ferreira, da Galt Energia, ao menos 500 empresas da região metropolitana, do Norte de Minas e do Triângulo Mineiro estão representadas no protesto. Ele cita a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) que concluiu um levantamento de que, em toda Minas Gerais, 600 empresas já fecharam por não conseguirem aprovação para instalar as placas de energia solar. 

Resposta da Companhia:

“O Brasil vive uma importante expansão da geração de energia solar nos últimos anos, com Minas Gerais ocupando papel de liderança nesse cenário.  A Cemig vem fazendo sua parte. Desde 2019, realizou 236 mil conexões de Geração Solar Distribuída, recorde absoluto no país (3 GW). Somados os projetos já aprovados, haverá a conexão de potência recorde de geração solar distribuída de 6,5 GW, o que equivale a uma vez e meia a demanda dos clientes residenciais da empresa. 

Assim, fica demonstrada a robustez do sistema elétrico da companhia, bem como que os projetos foram e são aprovados com celeridade e correção.  

O avanço da geração distribuída implica desafios técnicos relacionados à rede existente. Os desafios de conexão são avaliados e acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem a responsabilidade de regular o setor.

Em razão desses desafios, menos de 5% dos pedidos de novas conexões apresentam a necessidade de adaptações técnicas nos projetos. Isso porque os empreendimentos solicitam a injeção de energia em áreas hoje com grande excedente de geração.
 
A Cemig continuará atuando de acordo com a regulação existente, de forma técnica e responsável, garantindo a segurança e qualidade do fornecimento de energia para a totalidade dos seus clientes. 


A empresa também seguirá trabalhando pela expansão das energias renováveis em Minas Gerais, inclusive com a execução do maior plano de investimentos da sua história.”

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress