São Paulo finaliza1ª fase da maior usina solar flutuante do país

São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entregou a 1° etapa da implantação da UFF (Usina Fotovoltaica Flutuante) Araucária, na represa Billings, na zona sul da capital. Com um investimento inicial de R$ 30 milhões, a planta tem capacidade para produzir até 10 GWh por ano de energia solar, o equivalente ao consumo de 4.000 casas no período de 1 ano.

A usina será um dos principais projetos de desenvolvimento de energia sustentável de São Paulo. A conclusão está prevista para o final de 2025, com a entrega de mais 75 MW de energia renovável e investimento de R$ 450 milhões.

Com um pico de potência instalada de 7 MW, a usina possui 5MW de potência de conexão e painéis fotovoltaicos instalados sobre flutuadores de polietileno de alta densidade. A geração de energia aguarda licença de operação, emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para começar.

Quando iniciada, a planta será a maior do país a operar comercialmente na geração distribuída, com geradores localizados próximos aos centros de consumo. A produção será abatida do consumo de energia elétrica dos clientes da usina, por meio de compensação nas contas de luz.

De acordo com o governo paulista, em 2 meses, a implementação da usina criou cerca de 200 empregos. Em comparação com a área total da Billings, o espaço ocupado pela usina na superfície da represa é menor que 0,1%, com baixo impacto ambiental de instalação no local.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress