Startup suíça desenvolve trilho de trem solar

Produto pode ser o primeiro a aproveitar área dos trilhos para gerar eletricidade
sun ways trilhos de trem com paineis solares

Imagem de destaque: divulgação Sun-Ways

Uma startup da Suíça está desenvolvendo um sistema fotovoltaico que pode ser instalado entre trilhos de trem. O projeto deve entrar em operação em maio de 2023.

O projeto da Sun-Ways consiste em um sistema fotovoltaico mecanicamente destacável que ocupará uma seção de trilhos da operadora ferroviária suíça Transports Publics Neuchâtelois S/A. A empresa desenvolveu o conceito em parceria com a Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) e a agência de inovação Innosuisse.

O produto tem aplicações bastante práticas. De acordo com a empresa, sistema fotovoltaico pode ser pré-montado na fábrica e carregado em um trem especial até o local de instalação. Então os módulos solares são desenrolados como um tapete entre os trilhos, aproveitando aquele espaço antes inutilizado. O sistema fotovoltaico também pode ser removido a qualquer momento para manutenção.

Se a solução funcionar e for expandida, o potencial é enorme, disse a Sun-Ways. Só a Suíça possui uma malha ferroviária de quase 7.000 quilômetros. A área desses trilhos poderia gerar até 1 TWh de energia solar com o sistema da start-up.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress