A energia solar fotovoltaica tem tomado os holofotes mundo afora devido a sua importância para o meio ambiente e revolução da forma como a energia elétrica é gerada. Proporcionando a autogeração de energia em residências e empresas, oferecendo acessibilidade e independência para todos que utilizam estes sistemas de geração de energia.
Preparamos então algumas curiosidades sobre energia solar para você conhecer melhor essa fonte de energia que é o futuro.
Índice
Conheça Top 10 curiosidades sobre energia solar
10 – A energia não é gerada pelo calor
É comum pensar que a geração de energia fotovoltaica se dá pelo calor emitido pelos raios solares. Mas na verdade o que gera a energia são os fótons presentes na irradiação da luz solar. Isso quer dizer que até mesmo países frios ou em períodos de climas mais gelados a geração de energia fotovoltaica também pode ser viável.
Inclusive, em climas mais amenos as placas solares podem até mesmo funcionar melhor e aumentar a sua vida útil, pois não ficam superaquecidas.
9 – Custo-benefício melhor que muitos fundos de investimento
Um sistema de geração de energia solar fotovoltaica tem em média 25 anos de vida útil. Isso quer dizer que são 25 anos gerando economia na sua conta de energia. É um investimento a longo prazo que se paga em poucos anos e que o ROI ultrapassa rendimento como poupança e CDI por exemplo.
LEIA MAIS: Entendendo as vantagens da energia solar
8 – Preservação ambiental
Nossa sociedade atual está em busca de meios para preservar o meio ambiente e reduzir os efeitos dos gases que causam o efeito estufa e as mudanças climáticas extremas. A energia solar é uma das grandes soluções para esses problemas e por esse motivo vem recebendo subsídios constantes do governo e altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
7 – Existem usinas solares gigantescas
Outra curiosidade sobre energia solar é que não é incomum estar viajando pelo país e encontrar usinas de geração de energia solar com milhares de painéis instalados. São realmente instalações imensas com investimentos bilionários para geração de energia solar fotovoltaica.
A maior usina do Brasil está localizada em Janaúba, no interior de Minas Gerais, a sua capacidade instalada é de 1,6 Gwp e teve um custo de R$5,2 bilhões. Ocupa uma área de 3 mil hectares (aproximadamente 4.300 campos de futebol) e foram instalados 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos.
VEJA MAIS: Qual a maior usina solar do Brasil?
6 – Muito utilizada em veículos
Muitos modelos mais atuais de veículos são desenvolvidos para funcionar com energia elétrica, ou híbridos. Dessa forma é possível abastecê-los utilizando energia solar fotovoltaica.
A Tesla, por exemplo, é uma empresa focada em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias focadas nesse segmento. A última novidade que eles estão trabalhando é o lançamento de uma bateria que promete ter uma vida útil de mais de 100 anos. O que vinha sendo o grande problema dos carros elétricos até os dias atuais.
Além disso, algumas empresas como a BYD, já estão vendendo carros elétricos juntamente com o sistema fotovoltaico, seguindo a ideia de que o consumidor já compra o veículo e a “reserva de combustível” tornando a oferta mais atrativa.
5 – Manutenção Simples
Uma das grandes dúvidas que muitos clientes apresentam é em relação a manutenção dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, muitos acreditam que são sistemas de custo alto para manter. Mas na verdade o que é preciso fazer periodicamente é apenas uma limpeza dos módulos fotovoltaicos para evitar a perda de eficiência na geração de energia.
4 – O Brasil é uma das referências globais na geração de energias renováveis
No Brasil a porcentagem de energia produzida através de fontes de energia renováveis é de aproximadamente 78,1%. Lógico que muito disso se deve às hidrelétricas que representam 56,8% de toda a geração de energia no país.
No entanto, a energia solar também vem crescendo exponencialmente junto com a energia eólica, representando respectivamente 2,5% e 10,6% de toda a matriz energética brasileira.
3 – Já aconteceu o primeiro voo utilizando energia solar
Já uma curiosidade sobre energia solar bem bacana é a de que já foi desenvolvido o primeiro avião movido à energia solar. Esse veículo não apenas sobrevoou regiões específicas, mas também concluiu uma volta completa ao planeta. Por mais que seja um modelo mais simples que não permite carregar grandes quantidades de cargas ou passageiros, já é um primeiro passo para possibilitar voos comerciais.
2 – É viável em dias nublados e durante a noite
Sistemas de energia solar fotovoltaica não geram energia em períodos noturnos, no entanto os sistemas são pensados para que a produção ao longo do dia gere créditos com a geração de energia excedente que podem ser usados para abater o consumo noturno e em dias mais nublados onde a geração é menor. Isso é possível pois o sistema é ligado à rede elétrica, injetando a energia excedente e gerando créditos de dia, e consumindo energia normalmente da rede à noite.
Esse sistema de compensação ou de créditos é ideal para que todos os usuários de energia solar fotovoltaica consigam aproveitar ao máximo a capacidade de geração dos seus sistemas.
1 – É possível ser totalmente independente
Existem sistemas de geração de energia solar fotovoltaica Off Grid. Esse tipo de sistema faz com que você não dependa das concessionárias de energia elétrica para realizar a ligação nem a conexão com o seu sistema.
Toda a energia excedente gerada nesse tipo de sistema é armazenada em baterias para uso posterior. A desvantagem desse modelo são os custos mais elevados devido às baterias e a vida útil delas. No entanto, como já destacamos, a Tesla está desenvolvendo um novo modelo de bateria que pode mudar essa realidade.