Usina suspende geração de energia devido à seca histórica do Rio Madeira

th (1)

No último domingo (01/10), a Usina de Santo Antônio, localizada em Porto Velho, decidiu desligar todas as turbinas, interrompendo a geração de energia. Esta é a segunda vez que a hidrelétrica para totalmente as operações. A primeira, em 2012, durante a cheia histórica do Rio Madeira, desta vez, o motivo é o contrário. O problema é o nível extremamente baixo do Rio Madeira.

Esse fenômeno é resultado das condições climáticas e hidrológicas da região, que impactaram na quantidade de água no rio para geração de energia. Segundo o anúncio, os níveis de vazão do rio estão 50% abaixo da média histórica.

De acordo com a Santo Antônio, a suspensão foi alinhada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O objetivo é “preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica”, já que a quantidade de água é muito pouca para o funcionamento das turbinas. 

Instalada no rio Madeira, a hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores do Brasil, tem 50 turbinas gerando energia para várias regiões do Brasil, com potência instalada de 3.568 Megawatts. Em 2022, a hidrelétrica ocupou a posição no ranking de geração de energia.

Nas últimas semanas, a seca que atingiu o rio Madeira se tornou histórica. A Defesa Civil informou que registrou o nível de 1,43 metros. Depois disso, uma reunião foi realizada na “Sala de Crise”, entre integrantes de órgãos que monitoram as bacias dos rios na Amazônia.

Atualmente Porto Velho está em estado de alerta. Caso o rio baixe para 1,22 metros, o município passa para estado de emergência.

Desde agosto, o nível do rio baixou rapidamente. Em menos de uma semana, entre o fim de agosto e início de setembro, o nível do Madeira recuou mais de um metro.

A previsão das autoridades do setor é que o desligamento das turbinas da Usina de Santo Antônio dure no máximo 20 dias, até que as condições hidrológicas melhorem e o Rio Madeira se recupere.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress