Vale antecipa meta de consumo de Energia Renovável no Brasil para 2023

Consumo de Energia Renovável

A diretora de energia e descarbonização da Vale, Ludmilla Nascimento, anunciou na terça-feira, 17, que a Vale atingirá até o final de 2023 a meta de consumo de energia renovável no Brasil proveniente exclusivamente de fontes renováveis. Anteriormente, a empresa havia estabelecido essa meta para 2025.

A antecipação da meta foi possível devido à implementação do novo projeto solar da Vale, o “Sol do Cerrado“, localizado no município de Jaíba, na região norte de Minas Gerais, inaugurado em novembro do ano passado. Esse projeto, um dos maiores parques de energia solar da América Latina, possui uma potência instalada de 766 Megawatts-pico, equivalente ao consumo de uma cidade com 800 mil habitantes. A partir de julho de 2023, quando passou a operar em plena capacidade, a energia gerada pelo projeto representou 16% de todo o consumo de energia da Vale no Brasil.

A executiva ressaltou que a meta foi alcançada graças à combinação da energia gerada pelo Projeto Sol do Cerrado com outros projetos no portfólio da empresa, incluindo ativos de geração hidrelétrica e eólica, localizados no Brasil, Canadá e Indonésia. Ela enfatizou o compromisso da Vale em liderar a transição energética.

Ludmilla também abordou planos de sustentabilidade da Vale, mencionando o estudo da eletrificação da frota de veículos da empresa, incluindo um piloto de caminhão elétrico. Além disso, falou sobre a possibilidade de investimento na extração de lítio, um mineral essencial para baterias. Atualmente, a Vale está focada em cobre e níquel, mas reconhece o potencial do lítio em um mercado de alta demanda.

Sobre o uso do hidrogênio verde, um destaque na agenda ESG, Ludmilla mencionou que não há projetos atualmente, mas a Vale está estudando parcerias para explorar o uso de amônia em ferrovias e em processos de siderurgia como substituto do diesel e do gás natural.

Para atingir suas metas de descarbonização até 2030 e de consumo de energia renovável, a Vale planeja adotar uma combinação de tecnologias atuais e novas. Tecnologias e protótipos estão em desenvolvimento, e a empresa reconhece a necessidade de escalar esses projetos para cumprir suas metas de redução das emissões de carbono.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress