3 tipos de Sistemas de Bombeamento Solar

As aplicações dos sistemas de bombeamento utilizando a tecnologia solar fotovoltaica e suas vantagens em relação à outros tipos de sistemas de bombeamento são notáveis. É um sistema silencioso, com baixa manutenção, fácil expansão e alta confiabilidade. É uma excelente solução e muito adaptável à diversas situações.

Neste post, trazemos para vocês para vocês 3 tipos de sistemas de bombeamento e alguns recursos utilizados para minimizar a dependência do sol.

Bombeamento com armazenamento d’água

Em um sistema de bombeamento com armazenamento d’água, temos: os módulos fotovoltaicos, inversor, bomba d’água e um reservatório de água. Este sistema é muito vantajoso pois diminuímos a dependência do recurso solar!

Aqui, a ideia principal é armazenar a água no lugar de armazenar a energia elétrica em baterias. Assim o sistema fica mais barato e exige uma menor manutenção!

O sistema solar vai gerar energia suficiente para bombear a água para a plantação durante o dia, abastecer as construções e manter o reservatório sempre cheio, de acordo com o projeto e a necessidade do cliente! Assim, sempre que precisarmos de água durante a noite ela será de fácil acesso.

Bombeamento sem armazenamento

O sistema com bombeamento sem armazenamento tem as mesmas partes do anterior, mas sem qualquer armazenamento, nem o reservatório de água nem a bateria para armazenar energia elétrica. Neste caso, nós só teremos bombeamento d’água enquanto tivermos a energia do sol. Este sistema é bastante utilizado em sistemas de irrigação.

Sistemas de circulação

Os sistemas de circulação podem ser feitos com ou sem armazenamento de energia. A função aqui é realizar a circulação da água de algum reservatório. Este reservatório pode ser uma piscina, um tanque de piscicultura ou qualquer outro armazenamento de água.

Aqui a questão do armazenamento da energia em baterias para manter a circulação durante as 24 horas vai depender da necessidade de cada aplicação.

Se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho, conheça o curso Energia Solar Lucrativa. Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada no setor que mais cresce no Brasil e no mundo!

Não perca mais tempo, conquiste hoje sua autonomia financeira!

E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos: conheça o AZUME, o gerador de propostas da E4 que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento.

banner: comece hoje o seus teste grátis do Azume! 7 dias para testar todas as funcionalidades do melhor CRM de energia solar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress