bateria de areia

Pesquisadores finlandeses acabaram de instalar a primeira “bateria de areia” totalmente funcional do mundo, que promete armazenar energia solar de forma muito barata pelos próximos 50 anos. Quer saber mais sobre essa novidade que pode tornar as fontes de energias renováveis totalmente independentes? Leia este artigo e descubra tudo que essa nova forma de armazenamento de energia solar está prometendo.

Alternativa mais barata e com menos impacto no meio ambiente 

A produção de eletricidade utilizando fontes de energia ainda é volátil e não atende a demanda global. Isso porque a energia solar e eólica são intermitentes, o que significa que sua disponibilidade não é constante ao longo do dia, exigindo complementos, como banco de baterias ou até mesmo uma segunda fonte de energia, como por exemplo a da rede elétrica. 

Em resposta a essa demanda por energias renováveis, as baterias de íons e de lítio passaram a ser a grande aposta dos últimos anos, isso porque quando o assunto é sobre densidade energética, eficiência e vida útil, ela ganha em disparada de outras baterias comerciais. 

O grande obstáculo que envolve as baterias de íons e lítio sempre foi o seu preço elevado, mas a expectativa era que com a popularização dos carros elétricos, essas baterias pudessem vir a se tornar mais acessíveis, mas não foi bem isso que aconteceu, o efeito foi bem diferente do esperado.

Então, será o fim das baterias na energia solar? É sobre isso que iremos explicar neste momento. 

Que existe uma grande comoção mundial em combate às mudanças climáticas não é novidade para ninguém, e para completar, ainda tem a guerra da Ucrânia, que ameaça o fornecimento do gás Russo à Europa, vindo tornar ainda mais urgente a utilização de fontes de energias renováveis como armazenamento de energia. E quem diria que em meio a tantas turbulências, o cenário se tornaria propício para o funcionamento da primeira bateria de areia na Finlândia. 

A bateria de areia veio como resposta a crise no abastecimento de energia que a Finlândia vem sofrendo, devido a todo o seu gás destinado à geração de energia vindo da Rússia ser interrompido após ela ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que é uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos. 

Como forma de tentar resolver esta situação, uma empresa finlandesa, foi em busca de novas alternativas para o abastecimento de energia, e descobriu na simples areia uma grande oportunidade de armazenamento de energia.

O que é a bateria de areia? 

Um novo conceito de armazenamento de energia foi apresentado pela empresa finlandesa Polar Night Energy, que recentemente fez a inauguração de sua bateria de areia, a primeira do mundo a armazenar energia na forma de calor.

Que a areia é abundante na natureza do mundo inteiro não é novidade para ninguém. Por outro lado, o que torna uma simples areia uma poderosa fonte de armazenamento de energia é sua propriedade física, que permite que ela seja aquecida a 1.000 °C. 

Aproveitando de forma estratégica a propriedade da areia, a Polar Night teve uma ideia simples, porém inovadora: usar a eletricidade de fontes de energias renováveis, como a eólica e a solar, para convertê-la em calor. Ao aquecer a areia em 600 °C, a energia térmica pode ser armazenada durante meses e usada para contornar a intermitência da energia solar e eólica.

Como funciona uma bateria de areia? 

A bateria de areia é na verdade, um silo isolado feito de carcaça de aço, preenchido com areia e equipado com tubos de transferência de calor. Esse sistema permite o transporte e armazenamento de energia de forma muito eficiente, contando com isolamento que evita a transferência de calor possibilitando um longo período de armazenamento que pode durar por meses. 

O tamanho desse sistema de armazenamento pode variar de dezenas a milhares de metros cúbicos. O calor que é armazenado pode ser utilizado posteriormente em seu formato original, sendo aplicado a rede de aquecimento de edifícios, grandes redes de aquecimento urbano e no fornecimento de calor para aquecimento de processos industriais.

Esse calor pode ainda ser utilizado para aquecer fluidos em usinas termelétricas, onde o vapor se expande, gerando movimento que pode ser convertido em energia elétrica por meio de um gerador. 

Mas vale a pena destacar, que isso requer investimentos adicionais na tecnologia da turbina, e a conversão para eletricidade tem perdas inerentes, complicando assim o lado econômico. Dito isso, agora vamos conhecer as baterias de areia já em seu funcionamento. 

Atualmente, a empresa conta com sua primeira bateria de areia comercial com potência de aquecimento de 100 kW e capacidade de 8 MWh que foi desenvolvida para a distribuidora de energia Vantajankoski, sediada na Finlândia Ocidental, começando a ser utilizada em grande escala de armazenamento em 2022. 

Além disso, a empresa finlandesa está construindo um projeto piloto de aquecimento urbano com capacidade de 3 MWh, visando fornecer calor para vários edifícios em Hiedanranta em Tampere. Neste caso, a energia provém parcialmente de um conjunto de paineis solares de 100 metros quadrados e parcialmente da rede elétrica.

Quais as vantagens e os impactos gerados pela bateria de areia? 

Apesar do projeto em funcionamento ter uma capacidade de 8 MWh, é possível construir baterias de areias ainda maiores, com capacidade para armazenar calor a 1.000 graus celsius a uma capacidade que pode chegar até 20 GWh. 

Sua eficiência térmica de 95% assegura que a energia capturada seja preservada com poucas perdas durante o ciclo de armazenamento, que pode durar meses sem ter uma degradação significativa. Essa eficiência é surpreendente, você concorda? 

Além da capacidade substancial de armazenamento, a longevidade da tecnologia é notável, com uma vida útil estimada em aproximadamente 50 anos.

Conclusão 

Esta inovação tem o potencial de se estabelecer como padrão na geração de energia solar, especialmente porque o primeiro modelo comercial já demonstrou sua eficácia em larga escala. Agora o próximo passo é desenvolver um modelo que faça a conversão da energia térmica em eletricidade, ampliando ainda mais suas aplicações e benefícios.

Com características que a tornam uma solução altamente atrativa para sistemas de energia renovável, a bateria de areia oferece uma resposta eficaz aos desafios globais de armazenamento de energia em larga escala. 


Você acha que essa tecnologia vai dominar o setor de energia solar? Deixe aqui abaixo sua opinião e aproveite para assistir a esse vídeo e entender

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress