O segmento de transporte de carga por rodovia tem uma forte dependência do óleo diesel, um subproduto do petróleo altamente poluente e sujeito a flutuações de preços no mercado mundial. Por esse motivo, é crucial explorar a viabilidade de se utilizar o caminhão elétrico para atingir as metas de descarbonização e tornar mais competitiva essa relevante atividade econômica.
Os caminhões elétricos não emitem gases como o dióxido de carbono (CO2), que contribui para o agravamento do efeito estufa. Embora, por muito tempo, essa tecnologia tenha sido considerada dispendiosa, avanços significativos já possibilitaram a utilização comercial de caminhões elétricos nas vias públicas, embora ainda se trate de um mercado recente.
Como ainda se trata de uma novidade, tanto os profissionais desta área quanto as empresas continuam tendo muitas dúvidas se vale ou não a pena investir neste novo modelo de meio de transporte. Por isso, separamos as principais informações para você entender melhor sobre como funciona um caminhão elétrico, qual o seu preço, as vantagens e as principais marcas que já estão produzindo.
Índice
Como funciona o caminhão elétrico?
Para um caminhão ser totalmente elétrico, ele faz uso de energia armazenada em baterias, carregadas pela rede elétrica. Esse tipo de transporte é conhecido pela sigla inglês BEV (battery eletric vehicle), que quer dizer veículo elétrico a bateria. Essa energia é utilizada para abastecer o motor elétrico que ocupa o lugar do motor a combustão tradicional.
Além do caminhão elétrico convencional, existem outras categorias de caminhões elétricos: o elétrico híbrido (HEV), o elétrico híbrido plug-in (PHEV) e o veículo a célula de combustível (FCEV).
O caminhão elétrico híbrido usa um motor de combustão interna em conjunto com um motor elétrico e baterias que se complementam. A recarga é realizada principalmente utilizando a energia gerada pela desaceleração (kers).
Já o caminhão elétrico plug-in também une um motor de combustão com um elétrico, além de possuir baterias. Além da recarga através do kers, a bateria pode ser abastecida externamente. Enquanto isso, o caminhão a célula de combustível utiliza o hidrogênio como fonte energética para gerar eletricidade e alimentar o motor elétrico.
Qual a autonomia de um caminhão elétrico?
Segundo os fabricantes, um caminhão elétrico com a carga completa em 100%, consegue rodar até 300 km, mas essa autonomia pode sofrer variações de acordo com condições externas como por exemplo o clima, peso da carga que estiver no caminhão, e a maneira como o caminhoneiro conduz a direção.
Hoje em dia, os caminhões totalmente elétricos, são mais recomendados de serem utilizados para o transporte de carga em perímetros urbanos e em trechos de cidades próximas.
Quanto custa um caminhão elétrico no Brasil?
O mercado brasileiro conta com caminhões elétricos das montadoras JAC Motors e da Volkswagen, Confira alguns modelos zero km e os valores.
- JAC iEV 1200T: caminhão 100% elétrico urbano abaixo de 12 toneladas, possui autonomia de 200 quilômetros. Valor: R$ 469.900,00;
- JAC E-JT 12,5: caminhão elétrico trucado de 12,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), possui autonomia de 160 a 250 quilômetros. Valor: R$ 699.900,00;
- VW e-Delivery: Caminhão elétrico fabricado no Brasil, conta com duas opções: 11 ou 14 toneladas. Possui autonomia de 110 a 250 km. Valor: R$987 mil a R$1,2 milhão.
Vantagens do caminhão elétrico
Apesar de ter um valor elevado, o caminhão elétrico dispõe das seguintes vantagens:
- O funcionamento do seu motor é mais simples e o gasto com manutenções são menores, já que o veículo dispensa a necessidade de resfriamento a água e lubrificação com óleo.
- O caminhão é mais silencioso e proporciona maior conforto ao condutor, facilitando a integração com outras tecnologias e garantindo alta eficiência dos motores.
Quanto custa para abastecer um caminhão elétrico?
Além de diminuir os gastos com manutenção e ter um impacto positivo no meio ambiente, a razão principal pela qual as grandes empresas estão investindo na eletrificação de suas frotas de caminhões é a economia de combustível.
Segundo um cálculo feito pela JAC Motors, os caminhões elétricos oferecem uma economia de R$1,32 por quilômetro rodado em comparação com os veículos a diesel. Para chegar a esse valor, basta considerar que a carga de um caminhão elétrico requer 107 kWh, a um custo médio de R$0,65 kWh, totalizando um gasto de R$69,55. Assim, o custo por quilômetro rodado seria de R$0,46. Além disso, os caminhões elétricos possuem uma eficiência energética até 50% maior do que os caminhões a diesel.
Redução de impactos no meio ambiente
As emissões de CO2 provenientes de automóveis pesados aumentaram em média 2,2% ao ano desde os anos 2000. Os caminhões são responsáveis por mais de 80% deste crescimento conforme dados trazidos pela IEA. Para ocorrer uma mudança nesse cenário, alguns países do mundo estão definindo metas e legislações a fim de eletrificar o transporte.
Esse esforço também tem sido adotado por iniciativas privadas, que como falamos anteriormente, veem nesse tipo de iniciativa uma boa oportunidade para redução de custos.
Caminhão solar
A energia solar fotovoltaica pode ser usada em caminhões elétricos de duas formas: a mais habitual é pelo fornecimento de energia através das estações de recarga. Com a instalação de painéis fotovoltaicos para este tipo de aplicação, você consegue reduzir os custos com eletricidade, tornando o abastecimento da bateria do caminhão virtualmente gratuito.
Além disso, a energia solar fotovoltaica possibilita a implementação de estações de recarga em praticamente qualquer local, mesmo sem a presença de uma rede elétrica, tornando possível a instalação de postos de recarga em regiões remotas, como estradas e fazendas.
Outra maneira de utilizar a energia solar fotovoltaica com o caminhão elétrico é colocando painéis solares na parte traseira ou na cabine do veículo. Isso possibilita a alimentação do motor elétrico durante o funcionamento, aumentando a autonomia.
Esse tipo de sistema também pode ser usado em caminhões híbridos, diminuindo o consumo de combustível, e em caminhões comuns, impulsionando o sistema elétrico do veículo.
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Conclusão
O aumento da quantidade de veículos elétricos em todo o mundo, em conjunto com os objetivos de descarbonização, resulta em uma significativa elevação na demanda por eletricidade. Isso implica a urgência de ampliar os investimentos na produção de energia, nas redes de transmissão e distribuição, bem como na infraestrutura para recarga.
Com a necessidade de reduzir as emissões de CO2, não seria lógico suprir essa demanda adicional de energia por meio de usinas termelétricas movidas a combustíveis fósseis, como gás natural, carvão ou óleo. Ao mesmo tempo, a expansão das usinas hidrelétricas é limitada por restrições ambientais.
Essa circunstância ressalta ainda mais a interligação entre a mobilidade elétrica e a geração de energia solar fotovoltaica. Devido aos seus custos, versatilidade e sustentabilidade, essa é a fonte mais adequada para expandir a capacidade de produção de eletricidade e suprir as necessidades de uma frota de carros, ônibus e caminhões movidos a bateria.