Como fazer orçamento de energia solar | Azume

orçamento de energia solar

Para fazer um orçamento de energia solar personalizado para os clientes, é crucial seguir um processo meticuloso que leve em consideração as necessidades específicas de cada cliente. Mais do que um artigo, quero te entregar um guia completo, passo a passo sobre como fazer um orçamento de energia solar para seus clientes. E no final do guia, vou te apresentar uma solução perfeita para alavancar seus negócios.

Avaliação das Necessidades do Cliente

Antes de qualquer coisa, é vital entender as necessidades e expectativas do cliente. Realize uma reunião detalhada para discutir os seguintes pontos:

  • Consumo de energia;
  • Objetivos;
  • Restrições;
  • Preferências.

Consumo de Energia Atual

Peça ao cliente a última conta de energia elétrica que contém o consumo do último ano para avaliar o consumo médio mensal e assim poder elaborar um orçamento de energia solar mais preciso.

Objetivos do Cliente

Descubra as razões pelas quais o cliente está interessado em energia solar. Pergunte sobre economia de custos, redução da pegada de carbono ou independência energética.

Restrições e Preferências

Determine se há restrições físicas, como espaço limitado no telhado, ou preferências estéticas que devem ser consideradas ao instalar os painéis solares.

Análise da Viabilidade Técnica

Após entender as necessidades do cliente, é hora de analisar a viabilidade técnica da instalação solar:

Realize uma análise do local para determinar a exposição ao sol, sombreamentos, orientação do telhado e inclinação.

Dimensionamento do Sistema antes de passar o orçamento de energia solar

Com base no consumo de energia do cliente e na análise do local, dimensione o sistema solar para atender às necessidades, levando em conta a capacidade dos painéis solares e inversores.

Custo dos Equipamentos

Inclua no orçamento de energia solar o custo dos painéis solares, inversores, estrutura de montagem e outros componentes necessários para a instalação.

Custo da Instalação

Calcule os custos de mão de obra, incluindo instalação dos painéis, cabeamento, e eventuais trabalhos de construção civil.

Custos Adicionais

Adicione os custos de licenças, taxas, seguro e outras despesas administrativas.

Incentivos Fiscais e Subsídios

Subtraia quaisquer incentivos fiscais ou subsídios locais ou nacionais para fornecer ao cliente uma visão clara dos benefícios financeiros.

Tempo de Retorno do Investimento (ROI) deve constar no orçamento de energia solar

orçamento de energia solar 2

Estime o tempo que levará para o cliente recuperar o investimento inicial com base na economia mensal de energia.

Apresentação e Explicação ao Cliente

Agende uma reunião com o cliente para apresentar o orçamento de energia solar. Durante a apresentação:

Explique cada componente do orçamento em detalhes, garantindo que o cliente compreenda completamente o que está sendo incluído. Esteja preparado para responder a todas as perguntas do cliente sobre o orçamento, incluindo o retorno do investimento e os benefícios a longo prazo. Seja flexível e ofereça diferentes opções de sistemas ou planos de pagamento para atender às necessidades específicas do cliente.

Após o cliente concordar com o orçamento:

Supervisione a instalação, garantindo que ela seja concluída conforme o planejado. Ofereça suporte contínuo ao cliente após a instalação, respondendo a perguntas e fornecendo manutenção conforme necessário.

CRM para Orçamento de energia solar

Já deu para ver que para calcular o orçamento de energia solar é necessário não apenas colher os dados do cliente como também calcular, dimensionar e projetar situações futuras como custos, insumos etc. Dessa forma, com o atual movimento do mercado de energia solar, todas as empresas de energia solar precisam otimizar suas operações, aprimorar a integração com fornecedores e clientes para se manterem competitivas no mercado. Se você é um integrador autônomo, ou dono de empresa solar que já possui uma equipe de vendas, precisa conferir o que o Azume pode fazer por você e sua empresa.

Apresentamos o Azume e como testá-lo gratuitamente:

O Azume foi desenvolvido pelo Grupo E4.0 primeiramente para uso próprio. Foi criado por integradores que não encontravam nenhuma outra ferramenta que atendesse bem todas as suas necessidades do dia a dia. 

Em sua primeira versão o Azume era um software de dimensionamento e geração de propostas de sistemas fotovoltaicos. Atualmente ele é também um CRM para energia solar completo para captação e gerenciamento de clientes, geração de propostas comerciais, gerenciamento de equipes de vendas, integração com fornecedores de kits fotovoltaicos e de marketing com sua mais recente funcionalidade de site próprio com calculadora solar integrada para seus usuários do plano empresarial.

O Azume hoje já é uma ferramenta INDISPENSÁVEL para qualquer profissional autônomo ou empresa do mercado de energia solar, sendo a ferramenta mais utilizada no setor segundo estudo divulgado pela Greener.

Se você quer saber mais sobre a plataforma e quer ter a chance de testá-la por dentro, preencha o formulário abaixo que vamos entrar em contato com você para te mostrar tudo que o Azume pode fazer por você e sua empresa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress