Como ocorre o efeito estufa e quais os impactos para o ambiente

como ocorre o efeito estufa

Talvez você não saiba, mas o efeito estufa é um fenômeno natural e que deve ocorrer, pois ele é fundamental para a diversidade da vida na terra. Se não fosse pelo efeito estufa a Terra seria um planeta gelado e provavelmente não existiria a gama de vidas que observamos hoje. Mas então, como ocorre o efeito estufa e porque ele está afetando negativamente a vida na Terra?

Como ocorre o efeito estufa

Normalmente quando os raios ultravioletas incidem sobre a superfície da terra aproximadamente 50% deles ficam presos na atmosfera. O restante atinge a superfície da Terra causando aquecimento e irradiando calor. Os gases do efeito estufa atuam como isolantes, absorvendo parte da energia irradiada de volta pela terra. 

Este seria o papel ideal que os gases do efeito estufa, se liberados de forma natural deveriam desempenhar. O grande problema é que devido a ações humanas nas últimas décadas, a liberação de gases do efeito estufa aumentou além do que deveria, causando assim um desequilíbrio da ação natural.

Problemas causados pelo excesso de gases

Com o acúmulo de gases do efeito estufa causado pelos seres humanos, cada vez mais calor tem sido retido na atmosfera terrestre, resultando no aumento da temperatura global. E foi isso que originou o tão falado Aquecimento Global. 

Como ocorre o efeito estufa e quais os impactos para o ambiente

Uma comparação boba que podemos fazer é pensarmos a terra como o interior de um veículo estacionado sob a luz do sol com os vidros fechados. Os vidros vão permitir que a luz solar seja refletida de volta para o sol, porém o calor será retido pelos vidros dentro do veículo, aumentando assim a temperatura dentro do carro. 

O excesso de gases do efeito estufa aumentam cada dia mais a quantidade de calor que é retida na atmosfera terrestre e a cada dia que passa ela fica mais quente.  

Quais são os gases do efeito estufa

Os gases mais comuns a causarem o efeito estufa são:

  1. Dióxido de carbono (CO2): Emitido pela queima de combustíveis fósseis, carvão mineral e queima de florestas;
  2. Monóxido de carbono (CO): Emitido através da queima em ambientes com pouco oxigênio e pela alta temperatura de materiais ricos em carbono;
  3. Vapor de água (H2O): Encontrado em suspensão na atmosfera;
  4. Óxido de Nitrogênio (NxOx): Usado em motores de combustão, fornos, estufas, caldeiras, indústrias químicas e de explosivos;
  5. Clorofluorcarbonos (CFC): Originam-se em aerossóis e sistemas de refrigeração;
  6. Metano (CH4): Gás expelido pelo gado, na decomposição de lixo orgânico e na extração de combustíveis.

Existem outros gases, mas esses são os mais comuns e os que mais vem cada dia mais sendo expelidos para a atmosfera terrestre em quantidades abusivas. 

Causas do efeito estufa

Você já deve ter percebido até aqui que o efeito estufa e suas consequências naturais são necessárias para que haja vida na Terra. Neste sentido, o problema está no aumento desenfreado da emissão destes gases, causados por nós, seres humanos.

O aumento do efeito estufa causa uma elevação na temperatura terrestre, o que de uma forma geral se transforma em ciclo descontrolado de elevação da temperatura. A terra fica mais quente e seca, propiciando um aumento no número de queimadas, o que por si só já eleva a emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, causa o descongelamento das geleiras, elevando os níveis de água e aumentando também a emissão de vapor de água (mais um gás causador do efeito estufa).

Como você pode ver, a interferência humana está acabando com o equilíbrio natural do meio ambiente. Além disso, soma-se a estes fatos o crescente aumento da queima de combustíveis fósseis nas indústrias e automóveis e as consequências podem ser devastadoras em um futuro próximo. 

Aquecimento Global

Falando em consequências, segundo pesquisas científicas, nos últimos 100 anos a temperatura da superfície da terra aumentou em aproximadamente 0,5ºC. Caso se mantenha o atual cenário de emissão de gases do efeito estufa, estima-se que entre 2025 e 2050 (ou seja, 25 anos) a temperatura terrestre sofrerá um aumento de 2,5°C. 

As consequências disso serão sem dúvidas devastadoras, com derretimento total das grandes massas de gelo, elevando os níveis dos mares e inundando cidades inteiras. Aumento do número de desastres naturais, como tempestades e furacões por exemplo. Extinção de múltiplas espécies, desertificação de grandes áreas naturais, maior frequência de grandes secas. Impactando de forma direta a produção de alimentos e geração de energia elétrica. 

Como frear o aquecimento global

Existe apenas uma forma de frear o aquecimento global: reduzindo a emissão de gases do efeito estufa!

Se você ainda acha que não está no momento de pensar nisso, recomendo que considere essa ideia o quanto antes. O planeta terra alcançou níveis extremos de desequilíbrio e vem dando mostras do que pode acontecer caso continuemos com a poluição desenfreada.

Mas muitas empresas já vêm trabalhando forte para oferecer soluções limpas e sustentáveis na redução da emissão de gases do efeito estufa. Uma empresa que se destaca nessa corrida é a Tesla. Além de buscar soluções sustentáveis de mobilidade urbana através de automóveis elétricos, ela tem investido pesado em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias para utilização de energia solar. 

Isso impacta diretamente todos os setores da indústria e podem trazer uma verdadeira revolução da geração de energia global. Assim como a Tesla, governos em grandes empresas têm investido em energias sustentáveis, fazendo com que o preço dos sistemas solares fotovoltaicos alcancem em 2024 o menor preço histórico. 

É preciso pensar e aplicar estratégias para que exista uma real desaceleração da emissão de gases poluentes na atmosfera. Redução da frota de veículos e expansão da malha ferroviária utilizando energia solar é uma das soluções que devem ser pensadas para o presente e não para o futuro. 

A energia solar fornece mobilidade, ao contrário de outras fontes de energia onde é necessário estar conectado a redes de energia, a solar oferece a opção de autogeração de energia. Oferecendo possibilidades infinitas para a geração de energia e autossuficiência de sistemas e indústrias. 

Setor de energia solar

Já em 2024 deve ser um dos setores de maior crescimento do país, sendo uma tendência que deve com certeza se repetir para os próximos anos. Cada ano que passa a geração de energia solar vem crescendo, se tornando uma das principais fontes de energia do Brasil, e o nosso país é um exemplo para o mundo neste sentido. 

Além disso, existe uma demanda por profissionais qualificados para atuar na área, o que oferece também uma grande opção de mercado de trabalho para aqueles que buscam opções mais vantajosas. 

Apesar da resistência das grandes concessionárias de energia, a energia solar vem e vai crescer mais a cada ano. E quando os sistemas de energia solar Off Grid se tornarem viáveis, aí então será o grande boom do setor, e quem estiver preparado para atuar no setor neste momento irá colher todos os frutos. A Tesla já deu os primeiros passos e já anunciou o desenvolvimento de uma bateria com vida útil de 100 anos. E quando ela for lançada será o marco de um adeus às concessionárias de energia elétrica.

Oportunidade

Se um sistema fotovoltaico é interessante para você, imagine agora para uma padaria do seu bairro, para uma fábrica de sorvete, para um frigorífico ou para uma indústria cujos gastos com energia elétrica são super elevados. Por esse motivo o setor de energia solar fotovoltaica, ou seja, a instalação de sistemas que geram a própria energia com a luz do sol, tem crescido tanto nos últimos anos.

Se você quiser entrar para esse mercado e se tornar um integrador solar profissional lucrando até 23.000 por mês, confira nosso treinamento completo Energia Solar Lucrativa

Conclusão

Com certeza agora você sabe como ocorre o efeito estufa e o que o aquecimento global pode causar ao nosso planeta. O momento de tomar medidas para evitar o aumento e reduzir a emissão dos gases é agora. 

Faça a sua parte sempre que possível e contribua para um planeta mais saudável, limpo e sustentável, não apenas para você, mas para as futuras gerações também. Estamos à beira de uma catástrofe e o aumento do efeito estufa é uma das causas mais impactantes para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress