É provável que você já tenha ouvido que a energia solar está intimamente ligada à sustentabilidade, e isso é verdade. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, essa fonte limpa gerada pela luz do sol conseguiu evitar a emissão de mais de 31,1 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera.
A Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) sugere que as energias solar e eólica devem ser priorizadas na geração nos próximos oito anos. Isso destaca o comprometimento com um impacto ambiental reduzido, beneficiando as pessoas, o planeta e a economia.
A energia solar é uma das fontes de energia renovável que tem ganhado destaque no mundo inteiro. Isso se deve, em parte, ao fato de ser uma fonte limpa e renovável, que não emite gases poluentes e que é capaz de gerar eletricidade de forma confiável e duradoura. Mas afinal, a energia solar é mesmo sustentável? Neste post, vamos falar sobre.
Índice
Qual a importância da sustentabilidade?
A importância da sustentabilidade está na conservação do planeta e de seus recursos naturais. Existem diversas razões para adotarmos práticas mais sustentáveis, tanto no curto quanto no longo prazo.
É inegável que os ecossistemas globais estão sendo impactados negativamente pelas necessidades e ações humanas. Assim, a sustentabilidade motiva indivíduos, empresas e países a diminuírem sua pegada de carbono, o consumo e a liberação de substâncias químicas prejudiciais nos ecossistemas.
Por que a energia solar é considerada sustentável?
A energia solar é considerada sustentável porque sua matéria-prima vem da natureza, já que a captura de eletricidade se baseia na luz do sol. Assim, os recursos naturais podem ser utilizados de maneira abundante e renovável, sem prejudicar o meio ambiente.
Além disso, a energia solar pode ser aproveitada em diversas atividades, como no aquecimento de água para consumo e na geração de eletricidade para tomadas e dispositivos eletrônicos. Dessa forma, sua eficiência possibilita uma produção de energia elétrica que é tanto consciente quanto econômica, beneficiando não apenas o aspecto financeiro, mas também o ambiental.
LEIA MAIS: O que é energia solar? Guia Definitivo
Benefícios da energia solar
Os benefícios da energia solar são diversos. Em primeiro lugar, trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável, o que significa que não libera gases de efeito estufa ou outros poluentes prejudiciais ao meio ambiente. Ademais, a energia solar é inesgotável, visto que o sol sempre estará disponível como fonte de energia.
Outro aspecto positivo da energia solar é a diminuição da dependência em relação a fontes fósseis, como petróleo e carvão, que são recursos limitados e poluentes. Ao instalar painéis solares em residências, empresas e edifícios públicos, é possível gerar eletricidade suficiente para atender às necessidades desses locais, diminuindo a utilização de fontes não renováveis.
LEIA MAIS: O que é energia renovável?
Como investir em um futuro mais sustentável?
Contribuir para a sustentabilidade não é tão complicado quanto muitos pensam, e pode começar com atitudes simples do dia a dia. Uma maneira de fazer isso é reutilizando embalagens, o que ajuda a aumentar sua durabilidade e evita que mais um objeto termine no lixo.
Por mais comum que isso possa soar, é crucial lembrar da importância de descartar o lixo corretamente nas lixeiras e separar os resíduos nos locais destinados à coleta seletiva.
Outra ação sustentável é escolher o transporte público ou até mesmo utilizar bicicleta ou patinete para se locomover.
Reduzir o consumo de água também é uma prática relevante: você pode tomar banhos mais curtos e agrupar o máximo possível de roupas para otimizar a lavagem na máquina.
Além disso, evitar desperdício de alimentos e aprender a reaproveitar certos itens são medidas que favorecem um futuro mais ecológico.
Suas escolhas podem ainda resultar em economia financeira, como optar por uma assinatura de energia solar, que representa uma fonte de energia limpa e acessível.Essa economia pode alcançar até 10% por mês, e essa opção não requer instalação de painéis solares em casa, pois toda eletricidade é gerada em usinas solares.
LEIA MAIS: Formas de comprar e quanto custa energia solar
Expansão da energia solar no mundo
A energia solar está se expandindo continuamente ao redor do mundo. Conforme o Relatório de Tendências de Energia Renovável da Agência Internacionalg de Energia (AIE), a capacidade instalada de energia solar globalmente aumentou, em média, 22% anualmente desde 2010. Em 2020, essa capacidade ultrapassou os 700 gigawatts (GW), suficiente para atender mais de 100 milhões de lares.
Na liderança estão países como China, Estados Unidos e Índia em termos de capacidade instalada, mas outras nações também estão investindo nessa forma de energia renovável. No Brasil, a energia solar fotovoltaica se destaca como a fonte renovável que mais cresce, com um aumento superior a 200% na capacidade instalada nos últimos anos.
Conclusão
A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa que tem se expandido rapidamente no mundo todo. Ela traz diversos benefícios, como a redução da dependência de fontes de energia não renováveis e a diminuição da emissão de gases poluentes.
Além disso, a energia solar é uma fonte de energia inesgotável e sustentável, que pode contribuir significativamente para a transição para uma economia de baixo carbono e para a mitigação das mudanças climáticas. Portanto, investir em energia solar é uma ótima opção para quem busca uma fonte de energia limpa e renovável, que traz benefícios para o meio ambiente e para a economia.
