Energy as a service

A crescente necessidade de energia elétrica é evidente, e o conceito de Energy as a Service surge como uma solução viável no mercado atual.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, as demandas energéticas dos países em desenvolvimento e mercados emergentes deverão resultar em um aumento de 27% na demanda global por energia. Nas indústrias e grandes empresas, o consumo elétrico tem se intensificado, exigindo soluções que proporcionem melhor controle e redução de custos.

Além disso, existe uma urgência mundial por fontes de energia sustentáveis que possam substituir a utilização de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, os quais são atualmente a principal fonte de geração de eletricidade no planeta.

Diante desse cenário, as empresas que desejam otimizar seu consumo de energia têm a oportunidade de adotar o modelo denominado Energy as a Service.

Siga lendo este artigo para descobrir como funciona essa solução. 

O que é Energy as a Service? 

Energy as a Service, ou simplesmente EaaS, refere-se a uma oferta de serviços no setor energético que é personalizada e realizada em troca de um pagamento regular, como uma mensalidade, por exemplo.

Por isso, o EaaS é frequentemente disponibilizado através de diferentes planos de assinatura.

Mas o que torna isso tão inovador? Em primeiro lugar, essa abordagem pode ser extremamente vantajosa para o consumidor. Ele não precisa mais ficar à mercê da tarifa cobrada pela concessionária de energia elétrica e não é obrigado a fazer um investimento inicial significativo na instalação de um sistema fotovoltaico, por exemplo. Além disso, ele passa a ter acesso a uma fonte de energia sustentável.

É claro que serviços desse tipo podem ter um impacto positivo em vários aspectos:

  • Os consumidores;
  • As empresas prestadoras de serviços;
  • A própria rede elétrica.

Sem dúvida, a sociedade como um todo se beneficia, uma vez que a concorrência gerada por esses serviços tende a criar boas oportunidades para o mercado no geral. 

LEIA MAIS: 2024 – Melhor preço de energia solar já visto

Como a EaaS funciona? 

Como citamos anteriormente, o modelo funciona basicamente como um sistema de assinatura: você escolhe a alternativa que melhor se adapta às suas necessidades e metas. Depois, começa a receber créditos solares de uma usina solar (extensas áreas equipadas com sistemas fotovoltaicos que distribuem os créditos gerados pela energia solar).

Após isso, os créditos são entregues conforme estipulado no contrato, proporcionando a economia desejada na conta de luz. Além disso, como antes mencionado, essa pode ser sua oportunidade inicial para adotar fontes de energia limpa em seu dia a dia, aplicável tanto para residências quanto para negócios e indústrias.

Quais os benefícios da Energy as a service? 

Os reajustes na tarifa de energia e a importância desse custo no orçamento das empresas levam muitos empresários a procurar alternativas para diminuir essa significativa despesa. Por meio do modelo EaaS, seu negócio pode aproveitar essa e outras vantagens.

Veja a seguir os principais benefícios desse modelo: 

  • Não possui custo inicial: A empresa de fornecimento de energia assume toda a responsabilidade pelo investimento necessário para realizar um projeto, incluindo as fases de gestão e operação dos ativos durante o período estipulado no contrato. Assim, o cliente não precisa se preocupar com os custos de instalação ou manutenção dos equipamentos.
  • Sustentabilidade: A dinâmica em constante transformação no setor energético está resultando na criação de novos modelos que visam agregar valor ao fornecimento de energia, por meio da integração de sistemas produtivos com ênfase na sustentabilidade.

Nesse contexto, o modelo EaaS apresenta uma possibilidade para as empresas que buscam investir em fontes renováveis e na diminuição do consumo energético.

  • Personalização: Você reduz a dependência do seu imóvel em relação à concessionária de energia elétrica e tem a oportunidade de analisar a solução que melhor atende às suas necessidades e metas.

Além disso, você ainda aproveita todas as vantagens da energia solar ou de outra fonte renovável, o que contribui para um maior investimento na área da sustentabilidade.

Como fica a distribuição de energia com a Energy as a Service? 

O conceito de Energy as a Service surgiu com o objetivo de valorizar as iniciativas de eficiência energética. Ao adotar tecnologias que consomem menos energia, os usuários conseguem economizar dinheiro, enquanto as organizações ganham em termos de tempo e mão de obra. 

Contudo, os incentivos para a diminuição do consumo energético estão desalinhados entre distribuidoras, empresas e consumidores. De maneira financeira, é evidente que as distribuidoras de eletricidade têm pouco interesse em promover a eficiência energética, agindo, possivelmente, apenas quando isso for uma exigência da política pública.

Os consumidores de energia e a sociedade, de modo geral, podem normalmente aproveitar o modelo de Energia como Serviço (EaaS) para diminuir seu consumo energético.

Conforme apontado no relatório da Deloitte sobre a Energy as a Service, esse modelo é uma tendência mundial que tende a se consolidar nos próximos anos em comparação ao modelo tradicional. Ele representa uma mudança em relação à geração centralizada, que foca em consumidores passivos que apenas pagam tarifas para receber energia.

De acordo com a pesquisa, o futuro da energia deve ser limpo, interconectado e adaptado às demandas da sociedade, permitindo que todos possam tanto gerar quanto consumir. Essa visão é oferecida pelo conceito de Energy as a Service, que visa integrar diversos produtos e serviços energéticos fundamentados em dados, incorporando novas tecnologias e promovendo melhorias na eficiência.

LEIA MAIS: Fontes de Energia Renováveis e Não renováveis:

Quais as empresas que podem se beneficiar dessa proposta? 

O modelo de Energy as a Service é especialmente voltado para grandes empresas que buscam se comprometer com a sustentabilidade e reduzir os gastos com energia. Embora seu maior potencial resida no setor industrial, segmentos como redes de varejo com unidades espalhadas, bancos, hospitais e shopping centers também têm encontrado benefícios nessa abordagem. 

Ao terceirizarem a gestão da energia, essas empresas podem concentrar seus esforços no que realmente importa para o negócio, alocando recursos financeiros e humanos em áreas essenciais para seu crescimento. 

Dessa forma, elas não apenas conseguem diminuir custos e ampliar sua escala de operação, mas também incorporam práticas sustentáveis – um diferencial que se torna cada vez mais relevante, considerando a crescente preocupação com as boas práticas em ESG (Ambiental, Social e Governança).

LEIA MAIS: O que é ESG e qual a relação da sigla com fontes de energia sustentáveis

Conclusão 

Energy as a Service (EaaS) representa um modelo inovador para a contratação de energia, especialmente voltado para aqueles que desejam adotar energias renováveis, mas ainda não têm planos de investir em equipamentos próprios.

Esse modelo pode gerar economia significativa para o seu negócio ao longo do tempo e contribuir na luta contra as mudanças climáticas. Ao diminuir a dependência das redes elétricas convencionais, que produzem energia por meio da queima de combustíveis fósseis, você também terá acesso a fontes limpas de energia, como a solar, oferecidas através do EaaS.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress