A segurança do trabalho é um elemento importantíssimo para empresas de todos os portes e áreas de atuação, mas muita gente não sabe exatamente do que se trata. Neste post nós reunimos tudo sobre a importância da segurança do trabalho em uma empresa para tirar suas dúvidas.
Índice
O que é a segurança do trabalho?
Segurança do trabalho é um conjunto de medidas que visam garantir a proteção da saúde e integridade física dos trabalhadores durante o exercício de suas atividades laborais. Essas medidas englobam a identificação e avaliação de riscos, a implementação de equipamentos de segurança, a adoção de medidas preventivas e corretivas, além de treinamentos e capacitações específicas para os colaboradores.
Dados estatísticos de acidentes de trabalho no Brasil
Os dados estatísticos de acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes. Segundo o Ministério público do trabalho (MPT) e organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2020 foram registrados mais de 446 mil acidentes de trabalho, sendo que 1.866 resultaram em morte.
Também estima-se que entre os anos de 2002 a 2020 o país tenha registrado 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, segundo os relatórios do ministério publico do trbaalho.
Além disso, estima-se que o número real de acidentes seja ainda maior, já que muitos casos não são reportados oficialmente.
Os setores com maior incidência de acidentes são a indústria, a construção civil e o comércio. As principais causas de acidentes são falta de capacitação, falta de equipamentos de segurança e negligência por parte dos empregadores e dos próprios trabalhadores. É essencial que sejam tomadas medidas para reduzir esses números, como a conscientização sobre a importância da segurança do trabalho e a fiscalização rigorosa das empresas.
Quais as normas regulamentadores brasileiras?
As normas regulamentadoras, ou NRs, são um conjunto de regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego que visam garantir a segurança e saúde dos trabalhadores no ambiente laboral, abrangendo diversos setores da economia.
Atualmente temos as seguintes normas regulamentadoras:
NR-1 – DISPOSIÇÕES GERAIS E GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS
NR-2 – INSPEÇÃO PRÉVIA (REVOGADA)
NR-4 – SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO
NR-5 – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
NR-6 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
NR-7 – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
NR-9 – AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
NR-10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
NR-11 – TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
NR-13 – CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO
NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
NR-16 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
NR-18 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
NR-20 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS
NR-21 – TRABALHOS A CÉU ABERTO
NR-22 – SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO
NR-23 – PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
NR-24 – CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO
NR-26 – SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
NR-27 – REGISTRO PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO (REVOGADA)
NR-28 – FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES
NR-29 – NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTUÁRIO
NR-30 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO AQUAVIÁRIO
NR-32 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
NR-33 – SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS
NR-34 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E DESMONTE NAVAL
NR-36 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS
NR-37 – SEGURANÇA E SAÚDE EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO
NR-38 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NAS ATIVIDADES DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Funções da segurança do trabalho
A segurança do trabalho é uma área de extrema importância em qualquer empresa já que seu papel principal é garantir a saúde e integridade física dos colaboradores durante a realização de suas atividades laborais. Para isso, algumas das principais funções da segurança do trabalho são:
- Identificar e avaliar riscos: a equipe de segurança do trabalho deve realizar uma análise minuciosa de todos os processos e atividades desenvolvidos na empresa, identificando potenciais riscos e avaliando suas consequências.
- Implementar equipamentos de segurança: com base na análise de riscos, é super importante que a equipe de segurança do trabalho implemente equipamentos de segurança adequados para cada situação especifica, como EPIs (equipamentos de proteção individual), sistemas de ventilação e iluminação, entre outros.
- Adotar medidas preventivas e corretivas: além da implementação de equipamentos de segurança, a segurança do trabalho deve adotar medidas preventivas e corretivas, como a elaboração de planos de emergência e ações de treinamento para os colaboradores.
- Capacitar os colaboradores: a segurança do trabalho também tem a função de capacitar os colaboradores, ensinando-os sobre as normas de segurança, os riscos envolvidos em cada atividade e a importância da utilização de equipamentos de segurança.
- Fiscalizar o cumprimento das normas: por fim, a segurança do trabalho deve fiscalizar o cumprimento das normas e regras estabelecidas pela empresa, além de obviamente verificar se os equipamentos de segurança estão sendo utilizados e armazenados corretamente pelos colaboradores.
Essas são apenas algumas das funções da segurança do trabalho dentro de uma empresa, mas fica claro que sua atuação é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os colaboradores.
Porque seguir as regras de segurança do trabalho?
A segurança do trabalho é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida dos trabalhadores, bem como para a redução de acidentes e doenças ocupacionais. Empresas que investem em segurança do trabalho demonstram preocupação com seus funcionários, além de estarem em conformidade com as normas e legislações trabalhistas, evitando possíveis sanções e prejuízos financeiros.
A segurança do trabalho, portanto, deve ser uma prioridade em qualquer ambiente laboral, visando garantir um ambiente saudável e seguro para todos os trabalhadores.
Uma regra importantíssima a ser seguida é a de oferecer o treinamento adequado para seus funcionários que utilizem EPIs, trabalhem em alturas ou com eletricidade. Para te ajudar com isso, a E4 Educação oferece pacotes especiais de treinamentos das NRs 06, 10 E 35 para empresas.
Foto de destaque: Oliver Hale/Unsplash