Importância de um software energia solar | Azume

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O setor de energia solar é um dos mais dinâmicos e promissores da atualidade. Com a crescente conscientização sobre a importância da energia limpa, sobre os benefícios da energia solar e aumento da conta de luz, cada vez mais empresas estão entrando nesse mercado. Nesse sentido, a gestão eficaz da sua empresa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Daí a importância de um software de energia solar para gerenciar seus processos, clientes e otimizar os seus processos de venda, precificação e clientes. 

Crescimento do setor fotovoltaico

O setor de energia solar tem sido uma história de sucesso nos últimos anos. O fator econômico e a preocupação com mudanças climáticas e busca por fontes de energias mais limpas levaram a um rápido crescimento do setor.

No entanto, o crescimento fez aumentar a concorrência e com esse novo cenário se desenhando, empresas ou incorporadores que trabalham utilizando um CRM podem se diferenciar em muitos aspectos.

Algumas das vantagens de se utilizar um bom software de energia solar são:

  • Dimensionamento sistemas fotovoltaicos de maneira rápida e fácil;
  • Gerar propostas comerciais personalizadas e profissionais em poucos cliques;
  • Elaborar e acompanhar funis de vendas e monitorar todas as etapas das vendas;
  • Enviar propostas da maneira rápida e fácil: via WhatsApp, E-mail, PDF;
  • Criar quantos modelos de contrato você quiser e gerar contratos em um único clique;
  • Criar seu próprio Website personalizado com um simulador solar integrado ao seu CRM;
  • Consultar os kits dos maiores fornecedores de equipamentos fotovoltaicos do Brasil todos em um só lugar;
  • Montar as regras de formação do preço do seu sistema uma única vez e precificar seu sistemas de forma automática;
  • Fazer o upload e gerenciar todos os arquivos de seus clientes em um único lugar;
  • Fazer a gestão da execução de projetos, obras e pós-venda.

Complexidade do gerenciamento de clientes

Software energia solar

Empresas de energia solar atendem uma ampla gama de clientes, desde proprietários de residências que desejam instalar sistemas solares em suas casas até grandes empresas que buscam reduzir os custos com energia. Cada cliente tem necessidades, expectativas e demandas diferentes.


Assim, a gestão eficiente dessas necessidades é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas do setor solar. E é nesse ponto que um software de energia solar CRM entra como grande aliado do seu negócio, levando você para o próximo nível.

Personalização e Segmentação de clientes

Um dos maiores benefícios de um CRM é a capacidade de personalizar o atendimento ao cliente. Cada cliente é único e suas necessidades variam. Com um bom CRM você e sua empresa podem coletar informações detalhadas sobre cada cliente e usar esses dados para personalizar seu atendimento sem abrir mão da rapidez e agilidade em todos os atendimentos. 

Por exemplo, um cliente residencial pode ter interesse em um sistema solar menor para reduzir suas contas de energia, enquanto uma grande empresa pode estar mais focada em atender metas de sustentabilidade e uma maior economia. Assim, com um CRM de ponta você poderá atender a todas as necessidades de maneira eficaz.

Aumento da eficiência operacional utilizando um software de energia solar

A eficiência operacional é um fator crítico para o sucesso do seu negócio. Um CRM simplifica tarefas administrativas, automatiza processos e oferece uma visão abrangente de todas as operações do negócio. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz erros e melhora as tomadas de decisões. 

Nesse sentido, um bom software de energia solar (CRM) pode, por exemplo, ajudar na otimização e agendamento das instalações. Além de oferecer um funil de vendas que permita acompanhar os seus leads em toda a jornada de compra. 

O CRM Azume por exemplo, oferece a criação de um website personalizado para a sua empresa que já possui uma calculadora de dimensionamento. Quando seu possível cliente realiza o cálculo, já é puxado para o seu funil de vendas e entregue aos vendedores.

Integração com fornecedores

Outra grande função de um bom CRM é permitir que seu negócio se integre com os maiores fornecedores de equipamentos solares do mercado. Facilitando assim a geração de orçamentos com valores e prazos reais. O Azume por exemplo é integrado a Aldo Solar, Ecori, Serrana Solar e Sou energy.

Dessa forma, além de gerar uma proposta comercial em poucos minutos, você já oferece todos os kits fotovoltaicos que o seu cliente precisa, calculando todas as economias de forma real com os dados dos equipamentos que estão prontos para serem vendidos no distribuidor.

Coleta de feedback e melhorias

Coletar feedback dos clientes é uma forma inestimável de informações para a sua empresa. Um bom software de energia solar (CRM) permite que sua empresa colete essas informações de forma simples e eficaz. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação no gerenciamento do pós-venda. 

Assim, coletando os feedbacks sua empresa não apenas conseguirá identificar áreas de melhoria, mas também irá fortalecer o relacionamento com os clientes.

Conclusão

A energia solar desempenhará um papel cada vez mais importante na transição para um futuro mais limpo e sustentável. As empresas que atuam nesse setor estão cada dia mais preparadas para o mercado em constante crescimento. Assim, empresas que não buscarem evoluir com o mercado vão ficar para trás nessa corrida. A concorrência é cada dia mais intensa e os clientes cada dia mais buscam um atendimento mais personalizado e completo. 

A implementação de um software de energia solar como um sistema para gerenciar o relacionamento com o seu cliente é mais do que uma escolha inteligente, é uma necessidade. Isso não apenas impulsionará o crescimento da sua empresa, mas também vai garantir a manutenção e aquisição de seus clientes.

Nesse sentido, o que você deve se perguntar não é “se” sua empresa deve ter um CRM, mas sim “quando” você quer que sua empresa ganhe profissionalismo, rapidez, autonomia e maior faturamento no setor. Uma vez que cada dia mais, essa ferramenta se torna indispensável para empresas que querem se destacar no mercado fotovoltaico.

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