Novo painel solar apresentado por Elon Musk pode ser 10 vezes mais barato e eficiente

painel solar elon musk

Que o Elon Musk é um bilionário preocupado em revolucionar o setor de energias renováveis você já deve saber. Isso o torna um dos maiores investidores em pesquisas e evoluções tecnológicas do setor de energia solar. A novidade mais recente é um painel solar apresentado por Elon Musk que pode chegar a ser 10 vezes mais barato e gerar até 18 vezes mais energia.

Se você ficou interessado(a) em saber mais sobre essa incrível tecnologia continua por aqui que eu vou te contar e explicar tudo sobre essa novidade incrível da Tesla. 

Elon Musk e sua relação com a sustentabilidade

Assim como Elon Musk através da Starlink, cumpriu com sucesso o objetivo de levar internet de qualidade aos lugares mais remotos do mundo, ele também tem o objetivo de criar uma fonte de energia fotovoltaica acessível em uma escala nunca vista antes. 

O investimento em pesquisas e tecnologias no setor de energias renováveis e sustentabilidade é algo que nunca existiu em toda a história. Os projetos em desenvolvimento vão desde carros elétricos de última geração, até baterias com vida útil de 100 anos e painéis solares ultra leves e finos com capacidade de gerar mais energia que painéis solares convencionais, por um preço menor. 

Uma coisa não podemos negar, a contribuição dele para o nosso setor e para as energias verdes em geral é uma coisa que será lembrada por muitos anos. Mas para isso é necessário esperarmos para ver se e quando todos esses projetos e apresentações sairão do papel. 

Novas células solares

A grande inovação revelada por Musk foi a criação de novas células solares que são ultraleves de tecido. Elas são feitas de tintas semicondutoras, que por sua vez são fixadas em tecidos mais leves. Outra característica importante é que estes tecidos sejam mais duráveis. Isso permite uma fácil instalação em uma diversidade de superfícies. 

Por serem extremamente finas e leves, essas células podem ser levadas inclusive até áreas mais remotas, o que permite que elas sejam utilizadas como fontes portáteis de energia. Se compararmos essas novas células com os painéis tradicionais, veremos que elas são muito mais leves, mas ao mesmo tempo geram cerca de 18 vezes mais energia por quilo.

Material utilizado

tecido solar

Para tornar esse sonho de painel solar do Elon Musk real, era preciso encontrar um tecido que fosse resistente e leve para receber a aplicação das células. Os pesquisadores encontraram todas as características que precisavam em um tecido chamado Dyneema.

Esse tecido possui fibras fortes o suficiente para ser usado como corda e erguer um navio do fundo do mar. Dessa forma, adicionando uma fina camada de cola com apenas alguns mícrons de espessura é possível aderir os módulos fotovoltaicos ao tecido. 

Capacidade de geração de energia

A capacidade de gerar energia dessa nova célula solar é surpreendente, demonstrando uma capacidade de geração de energia de 730 watts por quilo quando funcionando de forma independente. E cerca de 370 watts por quilo quando acoplado ao tecido Dyneema. 

Esses 370 watts representa nada mais, nada menos que um aumento de 18 vezes na potência por quilo se compararmos com as células utilizadas em painéis solares tradicionais. 

Resistência e durabilidade

Foram realizados diversos testes de durabilidade com os paineis solares de Elon Musk. Um destes testes foi o de estresse, que nada mais é do que enrolar e desenrolar o tecido com as células aplicadas por diversas vezes. O mais impressionante foi que mesmo após esse processo ser feito mais de 500 vezes com o tecido, as células mantiveram mais de 90% da sua capacidade original de geração de energia.

O maior desafio para a resistência dessas células está ligada à exposição ambiental. Sendo um material orgânico à base de carbono elas estão suscetíveis à degradação quando impactadas pela umidade e o oxigênio. O desafio dos pesquisadores de Musk é desenvolver embalagens que envolvam e protejam as células sem aumentar muito seu peso.

Conclusão

Como podemos perceber, a Tesla vem com tudo para o mercado de energia solar. Uma das coisas que ela promete é manter o investimento e a busca por inovações e soluções para o mercado de energias renováveis. Ao passo em que a demanda por fontes sustentáveis de energia aumenta, os painéis solares de Elon Musk surgem como uma solução “milagrosa” para o mercado e pessoas.

No entanto, o que nos resta é aguardar para ver se realmente todas essas inovações e pesquisas vão sair do papel e se tornar realidade possível e alcançável para a maior parte da população mundial.

E você? Acredita que o painel solar do Elon Musk vai mudar o futuro da energia solar? Quais suas expectativas para todas essas inovações que vêm sendo apresentadas?

Se não viu ainda, temos uma matéria completa aqui no nosso blog falando sobre a bateria da Tesla que promete durar mais de 100 anos.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress